tudonahora //
Na partida decisiva que valia vaga nas semifinais do Nordestão, o ASA conseguiu uma emocionante virada por 2 x 1 sobre ABC-RN e se classificou para as semifinais na noite deste sábado (16), no Estádio Frasqueirão, em Natal-RN. O duelo teve transmissão da Rádio Pajuçara FM 101,9 Arapiraca e do TNH1.
No primeiro tempo, as duas equipes começaram jogando de forma tranquila e com um bom toque de bola. Tanto o alvinegro alagoano quanto o potiguar estavam bastante velozes e deixavam a partida bem movimentada, porém com poucos chutes a gol devido à precipitação de ambos. Em cobrança de falta aos 28 minutos, Júnior Xuxa mandou no canto de Gilson, que nada pôde fazer, e tirou o zero do placar para o ABC. Atrás no marcador, o ASA tentou sair para o jogo, mas criava pouco e não assustava tanto. Enquanto isso, o time da casa tinha calma e não mudava seu jeito de jogar. Nos minutos finais, o confronto era equilibrado, porém a rede não balançou novamente.
No segundo tempo, apesar de estar vencendo, o ABC queria mais um e ao invés de se fechar foi para cima. O ASA atuava principalmente no contra-ataque, partindo mais pelo meio, só que não chutava com perigo, apesar de se expor bastante para tentar empatar. Com o time da casa marcando forte, o alvinegro alagoano continuou sem assustar e assim a partida ficou morna. Depois de muito tempo, o ABC se fechou e desta forma o Fantasma foi para cima, só que explorava pouco as laterais e facilitava um pouco a vida do adversário, que passou a jogar no contra-golpe. De tanto insistir, o ASA empatou aos 33 minutos com Didira, que recebeu pelo meio e acertou o canto do goleiro com categoria. A virada foi aos 35, quando Léo Gamalho saiu limpando toda a zaga abecedista pela direita e tocou voltando para Osmar, que livre colocou no fundo da rede. Depois de uma virada sensacional, o time alagoano se segurou na defesa e garantiu uma vaga nas semifinais.
Com o resultado de 2 x 1, o ASA conseguiu se classificar, pois precisava apenas empatar com gols ou conseguir uma vitória simples. Já para o ABC só a vitória interessava. O detalhe é que historicamente o time potiguar nunca venceu o alvinegro alagoano. Foram 13 jogos com esse, sendo 6 vitórias do time alagoano e 7 empates.
Também neste sábado o Campinense ficou no 2 x 2 com o Sport na Ilha do Retiro e se classificou. Os outros confrontos das quartas de final têm Vitória x Ceará (quem passar enfrenta o ASA) e Santa Cruz x Fortaleza neste domingo.
Ficha técnica
Copa do Nordeste 2013 – quartas de final – jogo da volta (ida – 0 x 0)
Jogo: ABC 1 x 2 ASA
Gols: ABC- Júnior Xuxa, aos 28’ do 1T/ ASA- Didira, aos 33’ e Osmar, aos 35’ do 2T
Local: Estádio Frasqueirão, Natal-RN
Público total: 7.702
Data: 16/02 (sábado)
Hora: 18h30 (horário de Alagoas)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (CBF-SE)
Auxiliar 1: Cleriston Clay Barreto Rios (Asp. FIFA-SE)
Auxiliar 2: Ivaney Alves de Lima (CBF-SE)
ABC:
1- Lopes
2- Renato (14-Bileu, aos 17’ do 1T)
3- Flávio Boaventura
4- Vinicius
6- Alexandre
5- Hamilton
7- Edson
8- Júnior Xuxa
10- Jean Carioca (16-Walter Minhoca, aos 26’ do 2T)
11- Jheimy
9- Rodrigo Silva (18-Júnior, aos 17’ do 2T)
Técnico: Givanildo Oliveira
Banco ABC: 12-Rafael, 13-Gladstone, 14-Bileu, 15-Raul, 16-Walter Minhoca, 17-Romarinho, 18-Júnior.
ASA:
1- Gilson
2- Osmar
3- Tiago Garça
4- Fabiano
6- Chiquinho (16-Rodrigo Dantas, aos 18’ do 2T) (17-Wanderson, aos 47' do 2T)
5- Basílio
7- Cal
8- Marcus Vinicius
10- Didira (13-Jorginho, aos 39’ do 2T)
11- Thalysson
9- Léo Gamalho
Técnico: Leandro Campos
Banco ASA: 12-Jeferson, 13-Jorginho, 14-Geovane, 15-Filipe André, 16-Rodrigo
Dantas, 17-Wanderson, 18-Ray.