Um público estimado entre 17 e 20 mil pessoas acompanhou neste sábado (02) a procissão religiosa que percorreu praticamente todo centro de União dos Palmares, evento que encerrou os festejos dos 178 da Festa de Santa Maria Madalena padroeira local evento incluso no Calendário Turístico de Alagoas.
Cerca de 17 andaimes ornamentados com flores das mais variadas espécies que foram colocadas em torno das imagens esculpidas em gesso dos diversos santos que foram conduzidos pelos fieis desde as 16:00 h por um percurso estimado pelo Superintendente da SMTT Edvan Correia de pelo menos três quilômetros, oportunidade em que foram entoados cânticos sacros, louvores, pedidos de bênçãos e milagres, orações e como não podia deixar de ser, foi entoado pela multidão o Hino dedicado a padroeira. Houve o registro de um helicóptero que durante o trajeto jogou flores na multidão e nos santos carregados sobre os ombros dos fieis.
Cumprindo a tradição foram observadas dezenas de pessoas trajando roupas idênticas a santos e religiosos como ‘pagamento’ de graças alcançadas. Antes da procissão foi oficiada uma missa campal pelo pároco local e como ponto culminante da procissão ocorreu o retorno dos andaimes a igreja (‘depois que a Padroeira abençoou os lares dos palmarinos, segundo disse um católico’) que em mais uma oportunidade foram repostos em seus altares em sentindo inverso (de ré).
Após os ofícios religiosos, foi iniciada a festa pagã que conforme o previsto pelas autoridades e organizadores do evento encerrou as 4:00 h da manhã deste domingo com a apresentação de bandas musicais, tendo tudo transcorrido em clima de paz, dentro da normalidade conforme informaram as autoridades policiais.
daredação //
fotos bogjmarcelofotos