29/09/2025 08:46:10

Municípios
30/01/2013 17:42:21

Praia mais famosa de Alagoas vive onda de estupros e PM quer usar quadriciclos em rondas

Praia mais famosa de Alagoas vive onda de estupros e PM quer usar quadriciclos em rondas
Vista aérea de Marechal Deodoro

tudonahora //

 

Turistas inseguros. População assustada. Polícia sem respostas. Em seis meses, quatro mulheres foram estupradas num dos cartões postais mais famosos de Alagoas: a praia do Francês, no município metropolitano de Marechal Deodoro. Os casos já estão sendo investigados, mas o criminoso continua à solta. A Polícia Militar reconhece as dificuldades para realizar rondas na areia da praia e pretende, para isso, adquirir quadriciclos.

 

Está prevista a implantação das rondas com quadriciclos, mas ainda não temos um prazo para iniciar as atividades, pois é preciso comprar os veículos, disse o comandante de Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga, que não informou, entretanto, o prazo para iniciar as novas rondas na praia.

 

As medidas para reforçar a segurança estão sendo discutidas entre os órgãos públicos do governo estadual e da prefeitura de Marechal Deodoro. Segundo Gilmar Batinga, apenas duas viaturas fazem hoje a segurança na região, mas o efetivo será reforçado para o Carnaval na próxima semana.

 

Impacto no turismo

 

Os quatro crimes registrados foram praticados no mesmo lugar, o antigo Leprosário da Praia do Francês, e provavelmente pela mesma pessoa, um homem cujo retrato falado já foi divulgado pela polícia. A última vítima foi atacada na última quinta-feira (24). Uma turista de 51 anos fazia caminhada com o marido e acabou sendo estuprada quando se afastou e ficou sozinha. Dos quatro casos, três foram neste mês.

 

A secretária de Turismo do Estado, Danielle Novis, claissificou os casos de estupros como um problema isolado, mas reconhece o impacto para o turismo da região. “Confiamos que a Polícia Militar vai resolver o caso. Houve um investimento na segurança do Francês antes da alta temporada e já aconteceu uma redução nos crimes da região”, afirmou.

 

Investigação

 

A PM tem o retrato falado de um dos suspeitos, o que tem ajudado nas investigações. O delegado do município de Marechal Deodoro Alcides Andrade trabalha agora com duas hipóteses: se o mesmo suspeito cometeu mais de um crime ou se os estupros foram cometidos por diferentes criminosos.

 

Ontem, houve um encontro com moradores e empresários da região e a Polícia Militar, junto com a Guarda Municipal discutiram as ações para aumentar a segurança no local. Além de discutir o policiamento e a iluminação do povoado, a PM distribuiu folhetos ensinando a identificar suspeitos e com orientações de conduta para evitar esse tipo de crime e outros delitos.