correiodealagoas //
Quatro novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não estão sendo utilizadas para o atendimento da população. Os veículos estão parados no pátio da sede do Samu, no bairro do Farol, e isto tem chamado a atenção de médicos e funcionários do serviço.
Na noite da última quinta-feira (24), um dos médicos lotado no atendimento do Samu entrou em contato com o Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed) para denunciar o suposto descaso. “
Um médico do Samu me ligou avisando que as ambulâncias não estariam funcionando, não tenho certeza do assunto, mais isso deve ser apurado”. Essa foi a declaração do presidente do Sindicato dos Médicos, Wellington Galvão ao ser questionado sobre o não funcionamento dos novos veículos que foram adquiridos pelo governo do estado, em novembro de 2012 e deviam estar funcionando.
A preocupação segundo Galvão é que se estiver ocorrendo isso, será mais um problema grave para a saúde do Estado. “Se isso for verdade, a população estará novamente sendo prejudicada, pois esses veículos deveriam estar funcionando e os velhos que estão em circulação só vivem dando problemas. A situação é grave, muitas das ambulâncias não tem todos os equipamen
tos necessários, pois elas não vem equipadas do Ministério da Saúde”, revelou.
A Secretária de Saúde do Estado a partir de nota enviada para o Correio de Alagoas confirmou que as quatro ambulâncias estão sem rodar. Como justificativa eles alegaram que estão aguardando o credenciamento dos postos de combustíveis de Arapiraca - local onde as ambulâncias serão utilizadas, para disponibilizar o diesel S-50.
“O problema permanece pelo impasse entre postos de combustíveis e Petrobrás. Já a informação de que as ambulâncias estão paradas por falta de equipamentos e da documentação que autoriza a circulação dos veículos não procede”, esclareceu a gerente geral de Assistência Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria Aparecida Cavalcante Auto.
Combustível - As novas ambulâncias têm chip de controle do combustível. Dessa forma, nenhum outro tipo de combustível – a não ser o diesel S-50 - pode ser utilizado, para não perder a garantia de fábrica.