29/09/2025 08:50:50

Cidade
21/01/2013 12:47:12

Procissão do Mastro inicia as comemorações dos 178 anos da Festa de Santa Maria Madalena em União

Procissão do Mastro inicia as comemorações dos 178 anos da Festa de Santa Maria Madalena em União
Fieis preparam mastro de 20,85 m para conduzi-lo

Uma multidão estimada em dez mil pessoas acompanhou na tarde deste domingo (20) a centenária ‘Procissão do Mastro’ que é a condução pelos fiéis de um mastro de madeira oriundo das matas da região (este ano um eucalipto com 20,85 metros extraído das matas da Usina Serra Grande localizada no município de São José da Laje) desde o inicio da Rua Juvenal Mendonça até a Praça Basiliano Sarmento no centro da cidade onde se localiza a Igreja Matriz, percorrendo as ruas da cidade em um percurso de quase três quilômetros, evento que abre oficialmente as festividades alusivas aos 178 anos da Padroeira de União dos Palmares Santa Maria Madalena.

 

 Na praça, o mastro é fincado à tração humana (da mesma forma como foi carregado) com o auxilio de cordas defronte ao templo, e no próximo dia 23 será içada nele uma bandeira com a pintura da santa também trazida ao local em procissão conhecida como ‘Procissão Luminosa’ (os fieis conduzem  lamparinas acesas). O retorno da imagem para a Casa Paroquial será o dia 3 de fevereiro quando ocorrerá nova procissão luminosa.

 

Durante o período festivo haverá novenas na nave da Matriz, quermesses, bingos, leilões de animais e objetos doados por criadores e empresários, parques de diversões, barracas com comidas típicas e dezenas de outras atrações, dentre estas a apresentação de conjuntos musicais que são contratados por empresas locais.

 

Por que a Festa é realizada em janeiro/fevereiro

 

Santa Maria Madalena que teria sido a primeira mulher a ver Jesus Cristo ressuscitado e espalhado a ‘boa nova’ aos discípulos é festejada segundo o Calendário Católico em julho, o que ocorreu inicialmente, segundo os historiadores, quando a imagem foi trazida para União dos Palmares por um rico fazendeiro português que mandou erguer uma capela para orações na margem do Rio Mundaú perto de onde se localizava a sede da fazenda.

 

Ocorre que nesta parte do Nordeste, o período invernoso se inicia em maio e se estende até o inicio de outubro. Em um destes invernos (não se sabe precisar a data), ocorreu uma enchente que destruiu a casa onde o fazendeiro morava com sua família e a capela onde Santa Maria Madalena era guardada. Milagrosamente, a imagem nada sofreu.

 

Ficou então decidido que a festa que tem nove dias seria comemorada a partir do dia vinte e três de janeiro até o dia dois de fevereiro por se tratar de verão, tradição que já é mantida há 178 anos. O ponto alto da festividade é a Procissão de Santa Maria Madalena oportunidade em que os fieis patrocinam ‘charolas’ (altares móveis) que percorrem as ruas da cidade. Nesta oportunidade, pode-se registrar entre os devotos que acompanham a procissão, alguns com vestimentas de santos, padres, freis, freiras, e até alguns com pedras e tijolos na cabeça o que segundo a tradição católica é uma forma de agradecer aos santos de devoção as graças alcançadas.

 

A festa comemorativa é motivação para reencontro de familiares e amigos ausentes o que a torna bastante concorrida e uma das maiores de todo interior do estado.

 

O novo vigário de União dos Palmares é o Padre Marconi Nunes e o endereço da Sede da Paróquia é Praça Basliano Sarmento no centro de União dos Palmares – Alagoas – CEP 57.800.00.

 

antonioaragão //

fotos de gilton omena

Galeria