correiodealagoas //
O final de semana foi de comemoração no sertão de Alagoas. O clima está mais ameno após uma tempestade que caiu na noite da última sexta-feira (18) em boa parte dos municípios afetados pela seca. Segundo o radar meteorológico da Universidade Federal de Alagoas a previsão é que outras três tempestades atinjam a região nos próximos dias.
A explicação do metereologista e professor da Ufal, Luiz Carlos Molion é de que existe uma frente fria posicionada de Norte a Sul, no segundo Meridiano. Com ela vêm muita chuva, raios e trovões que devem atingir o sertão de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Piauí.
A grande seca que atinge o Nordeste começou em 2012, com poucas chuvas em todo o sertão. Diante disso, vários produtos como feijão, milho, macaxeira e o leite tem se tornado mais caro na mesa dos alagoanos. Em Alagoas, o leite de vaca aumentou de R$ 1,34 para R$ 1,54.
Diante dessa situação, qualquer gota de chuva que cai nas cidades atingidas pela estiagem é motivo de festa. O delmirense Luiz André Castro comentou em sua página numa rede social que o de semana está sendo festa. “Estamos muito confiantes que Deus mandará chuva para esse povo sofrido do sertão. Já chega de estiagem, queremos ver o verde brotar nossos pastos”, desabafou.