tudonahora //
No início do ano passado, o secretário de Defesa Social, coronel Dário César, já sinalizava a necessidade de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros. Na oportunidade, ele afirmou que a prioridade era a segurança pública, mas que em breve a corporação ganharia outro certame. Desta vez, é o próprio CB que reforça a solicitação, levando em consideração o pedido feito ainda em 2011, no qual constava a necessidade de 500 vagas.
A primeira solicitação foi encaminhada a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). No documento, a corporação informava a carência de profissionais nas áreas de soldado combatente, oficial combatente, praça condutor/operador e militares para o quadro de saúde.
No final de 2012, o Corpo de Bombeiros reforçou o pedido junto a Seplande, no entanto, a secretaria solicitou que o documento fosse refeito para que seja analisada a real necessidade do concurso e do número de vagas.
De acordo com a assessoria de comunicação do CB, o Comando Geral está realizando a atualização da referida solicitação e, posteriormente, marcará uma reunião com o secretário Dário César, quando será realizada a apresentação acerca da importância da realização do concurso para a corporação.
Se aprovado, o processo então retornará a Seplande, onde serão realizados os procedimentos legais para o lançamento do concurso público.
Associação defende concurso para mais de mil vagas
Segundo a Associação dos Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL), o Corpo de Bombeiros conta atualmente com um efetivo de 1.326 militares. Número que não é o ideal para atender a demanda dos 102 municípios alagoanos, já que pela legislação vigente, o contingente para atender as necessidades do Estado deveria ser de 2.823 bombeiros. “Existe a necessidade de concurso público para o preenchimento de 1.497 vagas”, defendeu a associação, em nota oficial publicada em janeiro de 2012.