Embora tenha sido anunciado que a Missa da Virada do Ano em União dos Palmares seria as 20:00 h desta segunda feira (31) e no interior da Matriz de Santa Maria Madalena na Praça Basiliano Sarmento no centro da cidade, o ato litúrgico teve inicio exatamente as 21:00 h no hall de entrada da igreja e contou com a presença de cerca de 250 fieis que pediram graças para o ano que se iniciava e se despediram do ano que se findava.
O celebrante foi o Padre Marconi que ocupa a função de vigário geral da comunidade católica de Santa Maria Madalena que foi bastante criticado pelo horário da celebração da Missa do Galo (24 de dezembro) realizada as 20:00 h no interior da Matriz sob intenso calor e número de fieis além da capacidade da igreja.
Segundo comentários de católicos praticantes que foram abordados pela reportagem, o chefe da Igreja Católica em União dos Palmares justificou a realização da missa de natal dentro da igreja: foi cobrado por um empresário local dono de uma barraca de lona o preço de R$ 2.500,000 o que tornou inviável a ‘Missa Campal’ para contenção de despesas da paróquia.
A ironia é que na Praça Basiliano Sarmento local de centenárias celebrações e festas existe uma barraca montada e sem uso. A nova hora da celebração afugentou muitos fieis que em sinal de protesto não acompanharam a missa desta segunda feira que a exemplo da Missa do Galo não registrou queima de fogos - tradição também proibida pelo novo vigário - sob o argumento da pouca disponibilidade de verbas, mesmo se sabendo que estas despesas sempre foram doações dos fiéis que este ano foram poupados.
antonioaragão //