29/09/2025 12:13:30

Saúde
30/12/2012 10:44:00

Hospitais terão vacina contra vício de cocaína e do crack em até 3 anos

Hospitais terão vacina contra vício de cocaína e do crack em até 3 anos
Ilustração

7segundos //

G1

 

Uma vacina contra o vício em cocaína deve estar pronta para ser usada em hospitais em até três anos, disse em entrevista, um dos principais pesquisadores do projeto para desenvolver o produto nos Estados Unidos, o professor de psiquiatria da Universidade Baylor de Medicina, Thomas Kosten.

O tratamento tem função terapêutica e não previne o vício, mas fortalece o sistema imunológico do dependente e ajuda a combater o uso da droga, segundo o médico. Ela [a vacina] ajuda a produzir anticorpos específicos contra a cocaína, ressalta.

O princípio da vacina é o de vincular uma quantidade bem pequena da droga a uma proteína inofensiva. A substância resultante da combinação, ao ser injetada no organismo do viciado, faz com que seu sistema imunológico produza anticorpos contra a cocaína e a proteína, ressalta Kosten.

Estes anticorpos seguram a cocaína no sangue e evitam que ela chegue ao cérebro, prevenindo efeitos da droga, como euforia, afirmou o médico.
Os testes, até agora, indicaram que 40% dos vacinados tiveram redução no uso da cocaína. Após receber as aprovações necessárias do governo dos EUA, a vacina deve estar disponível também em farmácias, diz Kosten.

Contra o crack


A vacina também vai servir contra o vício em crack. O tratamento exige cinco rodadas de injeções ao longo de 12 semanas, para que sejam produzidos anticorpos em nível adequado. Após isso, é necessária uma nova aplicação a cada três meses, para fortalecer o sistema imunológico do dependente.

Não há, até agora, efeitos colaterais ou riscos significativos observados, diz Kosten. Ele ressalta que a vacina pode, em teoria, ser usada por mulheres grávidas, mas não há planos de testar neste segmento da população.