29/09/2025 12:07:40

Cidade
29/12/2012 12:32:39

União dos Palmares consome e exporta carne conduzida sem a menor condição de higiene

União dos Palmares consome e exporta carne conduzida sem a menor condição de higiene
Matadouro de União quando era detruído pela cheia de 2010

Desde 10 de junho de 2010 quando o prédio do Matadouro Municipal foi destruído pela enchente que atingiu os estados de Alagoas e Pernambuco que a comunidade de União dos Palmares e alguns restaurantes de Maceió (para onde parte da carne bovina e suína abatida na região é direcionada clandestinamente) consomem carne contaminada pelo transporte sem a mínima condição de higiene entre as cidades de São José da Laje e de Santana do Mundaú e até da zona rural na região onde existem abatedouros clandestinos.

 

 O assunto foi levantado pelo internauta Everaldo Silva (colaborador da Tribuna) que flagrou durante uma noite de sexta feira a carne sendo transportada ao ar livre, sem refrigeração ou proteção em uma camionete já usada. Além do flagrante fotografado, é comum outros meios de transporte usados na cidade a exemplo de um caminhão baú e até carrinhos de mão e carroça movida à tração animal que são vistos utilizados neste tipo de serviço sem que tenha havido nenhuma atitude no sentido de coibir o abuso através das autoridades competentes ou pela Vigilância Sanitária.

 

Segundo rumores, União seria agraciado com um Matadouro Regional cuja verba foi enviada pelo Governo Federal para o ‘Programa da Reconstrução’, mas que não se sabe precisar os motivos, a verba ou se perdeu no trajeto Brasília/União ou se diluiu. A verdade é que os flagrantes fotográficos e as ilustrações demonstram o abandono a que o governo submete os contribuintes, proporcionando inclusive a proliferação de doenças.

 

Um terreno nas proximidades do Bairro Várzea Grande teria sido adquirido pelo município e lá seria erguido o novo Matadouro Regional (embora próximo do Rio Mundaú) cujo orçamento seria seis milhões de reais (quantia inclusive confirmada por um político local que afirmou a TRIBUNA UNIÃO que ‘dos seis milhões que já estariam à disposição na Caixa Econômica agência local, ainda sobraria um milhão que seria empregado no terceiro acesso viário para desafogar o transito na cidade’. Só que não foi detalhado o referido dinheiro em que foi empregado. Passados quase três anos da catástrofe, enquanto outras cidades fazem questão de divulgar que cuidou de sua reconstrução e da saúde de sua comunidade em União dos Palmares o quadro é caótico e requer providências urgentes.

 

Com a palavra, os candidatos a Governador, Senadores e Deputados Federais na eleição de 2014 que já no final de 2013 devem aparecer no município apresentando suas ‘propostas de desenvolvimento’ para uma cidade que parou no tempo a meio século e está em total estado de abandono.

 

antonioaragão //

 


Galeria