29/09/2025 12:15:08

Municípios
28/12/2012 15:19:07

Fogo destrói restaurante da Orla do São Francisco em Penedo

Fogo destrói restaurante da Orla do São Francisco em Penedo
Restaurante incendiado

aquiacontece //

roberto miranda

 

Um incêndio destruiu na manhã desta sexta-feira (28), na Orla do São Francisco, parte do Restaurante, Self Service e Lanchonete do Menezes. De acordo com o proprietário, o causador do incêndio teria sido um botijão de gás. O fogo destruiu parte dos equipamentos do estabelecimento, e na ocasião em que iniciou o incêndio, o restaurante estava com clientes e todos foram pegos de surpresa.

 

Populares que estavam no momento do sinistro, tentaram conter as chamas com a ajuda de extintores de incêndio, não tento êxito, um jovem identificado por Júnior, pegou o botijão, o colocou nas costas e correu para jogá-lo no Rio São Francisco. As chamas do botijão destruíram dois richos para self service e, todo o forró de PVC do salão principal do restaurante. O Corpo de Bombeiros foi acionado. Mas, ao chegar ao local, o incêndio já tinha sido controlado.

 

Durante entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o proprietário do restaurante, José Menezes Batista, afirmou que o incêndio começou com um botijão de gás. “O incêndio iniciou com o botijão de gás e as chamas se alastraram para o forró de PVC. O final do ano, com o início do Ano Novo, não está começando muito bem. Mas, vamos trabalhar muito para recuperar tudo. O mais importante é que ninguém se feriu. Graças a Deus”, considerou o proprietário do restaurante.


Corpo de Bombeiros auxilia como proceder nesses casos

 

No incêndio que ocorreu no restaurante, um popular pegou o botijão e correu para jogá-lo no Rio São Francisco. Tudo isso, em um percurso de aproximadamente 100 metros. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Dilson Cavalcante, o procedimento foi totalmente errado. “Não é aconselhável fazer isso nunca. O botijão estava em chamas, bastava apenas ter fechado a válvula”, afirmou o militar.

 

Para prevenir esse tipo de ocorrência, o militar ainda listou uma série de procedimentos: “O botijão de gás deve ser instalado em lugar arejado longe de tomadas e interruptores elétricos. Sempre que for instalar ou trocar um botijão, fazer um teste simples para verificar se o mesmo está com vazamento. Basta passar espuma de sabão ao redor da válvula. Outro cuidado muito importante é nunca passar a mangueira por trás do fogão. Quando for substituir o botijão, verificar atentamente se todos os queimadores estão desligados”.

 

Por fim, o tenente do Corpo de Bombeiros, Dilson Cavalcante, reforçou que em caso de vazamento, basta ter calma, fechar a alavanca do regulador de gás e afastar todas as pessoas que estão nas proximidades.