tribunahoje //
assessoria
O ano de 2013 será recordista em concursos públicos na área federal.
É que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deverá ser votada em fevereiro do ano que vem pelo Congresso Nacional, prevê 49,3 mil vagas, sendo 37,2 mil para o Poder Executivo e 3,2 mil para as Forças Armadas.
A previsão é de que sejam também criados 2,9 mil novos cargos e 5,9 mil vagas para substituição de terceirizados no Executivo.
Segundo o Ministério do Planejamento, a prioridade será para as áreas de Educação, Saúde, Justiça e Segurança Pública.
Também estão previstas vagas para os setores de desenvolvimento econômico, produtivo e ambiental, além de articulação governamental e gestão, infraestrutura, regulação, política externa e defesa nacional.
Alguns concursos previstos para 2013, inclusive, já foram autorizados.
Em nota, o Ministério do Planejamento esclareceu que o montante de vagas é devido a aposentadorias e exonerações. Essas vagas serão preenchidas nos próximos anos por meio de concursos públicos. Tal ocupação, segundo o ministério, não pode ser feita de imediato, porque muitos deles foram criados para necessidades específicas, enquanto outros se tornaram defasados para a administração pública.
Quem está determinado a aproveitar as chances de 2013 deve estudar desde já. O especialista em concursos Alessandro Marques ressalta que a preparação para o ano que vem já começou.
A principal dica é definir uma linha entre os certames previstos, para facilitar o estudo das disciplinas. No caso dos exames para os quais ainda não foram lançados editais, a referência é sempre a última seleção feita pelo órgão.