A greve dos garis e operadores de máquinas e motoristas contratados pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares deflagrada desde a ultima quarta feira (19) cujos servidores estavam sem receber seus salários há dois meses além de não haver recebido o décimo terceiro salário deixou a cidade totalmente tomada pelo lixo depois da realização da feira livre desta segunda feira (24) Véspera de Natal.
Como não houve a realização do Concurso previsto e sugerido pelo MP, nos quadros da Secretaria de Infra Estrutura não existem garis efetivos, e o serviço da limpeza da cidade era realizado por mulheres (que varriam as ruas) e colhido por rapazes que colocavam os dejetos nas caçambas e caminhões trituradores além de máquinas conhecidas popularmente como ‘carregadeiras’.
Mesmo com o serviço precário a cidade enquanto os servidores recebiam os salários, apresentava uma aparência de limpeza, porém sentido a proximidade do Natal e sem serem recompensados pela prestação de serviços, os garis pararam a atividade e a cidade mergulhou na sujeira emprestando a população um aspecto de abandono e ao visitante uma péssima impressão que reflete na educação do povo da própria cidade e culpa a administração municipal.
As principais praças e Avenida apresentavam na Noite de Véspera de Natal montes de lixo que já começam a exalar mau cheiro o que causa revolta da população que já assistiu quadro idêntico ao termino de algumas administrações anteriores quando houve quebra-quebra e os funcionários com salários atrasados viraram um veiculo de propriedade de um secretario municipal.
Um informação chegada à redação deste noticioso dá conta de que a limpeza parcial realizada nas ruas após a feira livre da quarta feita foi em função do pagamento da metade dos salários dos servidores e a promessa de que na quinta seria pago o restante e como o fato não se concretizou, os garis pararam definitivamente as atividades.
Desde a eleição de outubro que todos os contratados e cargos comissionados que supostamente assumiram votar no candidato oposicionista ao atual prefeito vinham sendo demitidos. Alguns observadores alegam que se trata de um ajuste do governo municipal para o atual gestor não ficar comprometido com a Lei Fiscal enquanto outros colocam que se trata de retaliação aos que votaram contra o candidato apoiado pelo atual prefeito.
Não existe previsão da normalização dos serviços mesmo a higienização de uma cidade ser considerada como ‘serviço essencial’. Na pratica, a cidade de União dos Palmares se tornou a mais suja do estado de Alagoas a seis dias da mudança do governo municipal.
antonioaragão //