acriticademanaus //
joelma muniz e thiago monteiro
O professor e pedagogo João Batista Gomes, 45, foi preso as 11h30 desta quinta-feira (6) após ser flagrado realizando sexo oral em um adolescente de 15 anos dentro do banheiro masculino do Uai Shopping Manaus, localizado na Avenida Cosme Ferreira, zona Leste de Manaus.
Segundo o soldado Charney Reis, da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), um segurança do local foi quem flagrou o ato. O funcionário do local contou à polícia que ao utilizar um dos box do banheiro percebeu barulhos estranhos vindos da cabine ao lado. Ao olhar pela fresta da porta visualizou o pedagogo fazendo sexo oral no jovem.
No momento seguinte ele e outros funcionários detiveram o homem até a chegada da autoridade policial. Em depoimento à delegada Linda Gláucia, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o educador afirmou que o sexo foi consentido e negou ter estuprado o menino.
Ao dar sua versão dos fatos, o adolescente contou que estava no local esperando a mãe para comprar as roupas que usaria nas festas de fim de ano. Ele disse que estava urinando quando o homem entrou no banheiro, o observou e, por fim, o agarrou e o levou para um box do banheiro.
O menino negou que tenha concordado com o ato e falou ter ficado nervoso com a situação. Inicialmente, a polícia informou que o pedagogo responderia por estupro de vulnerável.
À tarde, a polícia decidiu liberar o professor e disse que ele responderá por constrangimento ilegal já que, para a polícia, não houve ameaça nem violência.