29/09/2025 12:06:49

Saúde
06/12/2012 10:33:25

Hospital Universitário ameaça demissão em massa

Hospital Universitário ameaça demissão em massa
HU pode fechar as portas

gazetaweb //

mauricio gonçalves

 

Querem que uma empresa administre o Hospital Universitário (HU). Com 200 leitos e capacidade para 10 mil consultas por mês, o HU de Maceió pode fechar as portas. Para a direção da unidade, a ameaça vem da resistência de setores da comunidade acadêmica contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) enxerga esta empresa como a única solução para evitar a demissão de cerca de 260 profissionais não concursados.

Só que o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) faz uma oposição ferrenha a esta ideia. “A lei (12.550) que cria a empresa é inconstitucional, é uma privatização, uma forma de disponibilizar os leitos para a iniciativa privada”, acusa a coordenadora jurídica do Sintufal, Risonilda Costa. Por outro lado, um acordão do Tribunal de Contas da União (TCU) estabelece o prazo até 31 de dezembro próximo para o afastamento de 259 servidores nesta situação, no caso, os contratados pela “idosa” Fundação de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundepes).

Sem estes funcionários, a direção afirma que vários setores vão fechar e muitos outros terão uma redução drástica. “O pessoal da Fundepes compõe 100% dos setores de Faturamento, Almoxarifado, Compras, Arquivo Médico e Marcação de Consultas. Também haverá uma diminuição imensa de pessoal nos ambulatórios, áreas de internação, centro cirúrgico e laboratórios, sem contar que a médio prazo todos os setores devem parar”, adverte o diretor-geral do HU, Paulo Teixeira.