mundaunoticias //
thiago aquino
O final de ano em Santana do Mundaú é marcado pelos preparativos e expectativas para a festa da padroeira, Santa Ana, a mais antiga tradição do município e a que mais reúne pessoas tanto da própria cidade como as que moram longe, aproveitando o momento para rever familiares e amigos.
A festa movimenta o comércio, os banhos naturais, além do clima de confraternização entre as famílias. Para muitos, a sensação de estar em um novo ano só chega com os festejos de Santa Ana.
Em 2013 a festa será realizada nos dias 03, 04, 05 e 06 de janeiro, data escolhida e divulgada pelo pároco, padre Nilton Marques Pereira.
Desde novembro, boatos e mais boatos preocupam os mundauenses. O mais comentado é a possibilidade de não haver show musical. O primeiro motivo que surgiu seria a não permissão do padre da paróquia em ter participação de bandas na Festa. Nos últimos dias, nas missas celebradas na Igreja Matriz de Santa Ana, o sacerdote desmentiu, afirmando que a paróquia não interfere na “festa de rua”.
Outra hipótese seria a da Prefeitura Municipal não ter recursos suficientes para contratar as bandas, por conta da crise em que se encontra, assim como outras do estado de Alagoas. Se comenta ainda que a festa religiosa possa ser em uma data e a musical em outra.
A data dos festejos também provocou polêmica: já era de costume ser na segunda semana de janeiro, em 2013 será na primeira. Para quem mora no município, a festa será ‘cedo’: “em treze dias iremos comemorar Natal, Ano Novo e a Padroeira”, comentam. Já para os mundauenses que moram longe, a data complicou, pois as passagens para primeira semana do ano estão caras.
O que realmente acontecerá? Festa da Padroeira sem bandas? Programação musical separada da religiosa? A data poderá mudar? Bom, caro leitor, o que podemos fazer é apenas aguardar.