tribun ahoje //
ana paula omena
Após ameaças de alunos a professores por conta do tráfico de drogas na região, e após o incêndio em um dos banheiros da unidade de ensino, tudo este ano, a Escola Estadual Geraldo Melo, no conjunto Graciliano Ramos, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, registrou na semana passada mais um caso de violência.
Na última sexta-feira, dia 30, um vídeo foi postado na internet por colegas de duas estudantes da escola que protagonizaram uma briga, onde foram vistos insultos e agressão corporal.
A postagem que dura um minuto e 16 segundos já registrou milhares de visualizações, e o que é mais agravante: durante a briga, um funcionário da escola aparece de braços cruzados observando a contenda e não faz nada para apartar. A presença do funcionário pode ser constatada no vídeo e foi motivo de revolta por parte de alguns estudantes, diz a diretora da unidade de ensino, Irineide de Araújo Costa, embora ela frise que ainda não teve acesso ao vídeo, divulgado no dia 30, sexta-feira da semana passada.
Na filmagem, os alunos parecem se divertir com o que veem, e a diretora dispara: “Os alunos, infelizmente, gostam de ver o circo pegar fogo. Ainda não vi o vídeo. Eles me disseram que um funcionário da escola, que ainda não foi identificado, aparece presenciando a briga e não faz nada”, confirmou.
No mês de setembro, nove professores da Escola Geraldo Melo foram ameaçados por supostos alunos que teriam envolvimento com o consumo e venda de entorpecentes. Dois deles pediram transferência por medo de represálias. No mesmo mês, um aluno teria ateado fogo em um dos banheiros da unidade de ensino, acompanhado de mais dois jovens.