E por último, o prefeito interino da Barra de São Miguel, Carlos Henrique de Almeida Alves (PSC), revolveu decretar “situação de emergência na cidade”, por 90 dias. Em sua alegação, estão atrasos de salários e a total falta de pagamento de fornecedores. Desta vez, problema é em Penedo. Servidores efetivos e ex-comissionados enfrentam um grave problema ao término do mandato do prefeito derrotado Israel Saldanha (DEM).
De acordo com os dois servidores que fazem a denúncia, a prefeitura está descontando os valores do empréstimo consignado, e não está repassando a Caixa Econômica Federal. A ex-comissionada, Janaina Ferro, conta que recebeu correspondências de cobrança em setembro.
Para sua surpresa, quando foi fazer a consulta no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), viu que os três registros eram com relação ao empréstimo consignado que vinha sendo descontado dos seus vencimentos, e não repassados. “Nunca pensei que iria passar por isso. Estava sendo descontado do meu salário, então não deveria ficar com o meu nome sujo. E agora que não faço mais parte dos quadros da prefeitura, não sei como proceder para resolver isso”, desabafou Janaina Ferro.
O problema também se estende aos servidores efetivos de Penedo. Como é o caso da professora que pediu para não ser identificada. Ela conta que começou a receber cartas de cobrança em setembro, e também ficou muito surpresa, sabendo que estava cumprindo com a sua parte, ao ser descontado dos seus salários o empréstimo, e a prefeitura não fazendo a sua, repassando a instituição credora.
Promotor de Justiça orienta servidores
Por fim, o promotor de Justiça declarou que: “Se o servidor cumpriu com o seu papel ao ter o seu dinheiro descontado em folha, e o gestor não fez o seu, resta procurar o judiciário. Acrescentando que se comprovada às irregularidades, ele pode responder por improbidade administrativa”.
Sem sucesso
Em um rápido contato por telefone, o secretário (interino) de Finanças, Joaquim Neto, se dispôs a nos receber para conversar depois do almoço sobre os empréstimos consignados, isso ainda na tarde da última sexta-feira, 30. No horário que Joaquim Neto afirmou que estaria disponível, tentamos ligar para 82-XXXX-1192. E a nossa ligação não foi mais atendida.
aquiacontece //
roberto miranda