29/09/2025 12:07:41

Geral
30/11/2012 22:46:35

Jucá, Queiroz e Vasconcelos formam lista tríplice e disputam chefia do MPE

Jucá, Queiroz e Vasconcelos formam lista tríplice e disputam chefia do MPE
Procurador Sergio Jucá

gazetaweb //

janaina ribeiro

 

Com 127 votos, quase três vezes mais do que o 2º colocado, o procurador de Justiça Sérgio Jucá foi o candidato que conquistou a preferência da maioria dos integrantes do Ministério Público Estadual de Alagoas. Diante desse resultado e seguindo a tradição de nomeação de acordo com a preferência da classe, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) deverá nomear Jucá para chefiar o órgão ministerial pelos próximos dois anos. A lista tríplice escolhida nesta sexta-feira (30) é composta ainda pelo procurador Afrânio Roberto Queiroz e pelo promotor Luiz Vasconcelos.

O resultado da votação já era esperado. Sérgio Jucá foi escolhido com 127 votos; Afrânio Roberto obteve 45 votos e o promotor Luiz Vasconcelos foi votado por 37 colegas de trabalho. Os três formam a lista tríplice que será encaminhada, ainda na noite desta sexta-feira, para o Palácio República dos Palmares. O representante do Ministério Público a ser nomeado por Teotonio Vilela Filho vai presidir o MPE de Alagoas no biênio 2013/2014. A indicação deverá seguir a ‘vontade’ dos integrantes do órgão. Pelo menos, é assim que tem mostrado a tradiçao.

Apesar da grande diferença de votos entre os três concorrentes, o trio integra a equipe de gestão de Eduardo Tavares, atual procurador-geral de Justiça de Alagoas. E, por esse motivo, a eleição foi considerada sem candidatos de oposição.

O novo chefe do Ministério Público Estadual de Alagoas e os próximos corregedor -geral e ouvidor da instituição - esses dois últimos já eleitos no início de novembro - assumem as suas funções no segundo dia útil de janeiro. O procurador de Justiça Márcio Roberto Tenório será o novo corregedor-geral e Eduardo Tavares Mendes foi escolhido para o cargo de ouvidor do órgão.

A eleição

A eleição para a formação da lista tríplice aconteceu durante toda esta sexta-feira (30), entre às 9h e às 17h, no auditório do órgão. Estavam aptos a votar os 17 procuradores e os 133 promotores de Justiça que atuam em Alagoas. A votação foi direta e secreta, em um sistema bifásico. Cada membro teve a possibilidade de escolher até três candidatos.

Para o atual procurador-geral, a eleição deste ano foi ‘atípica’. “Eu tinha a minha preferência é claro, mas, qualquer um que ganhasse eu estaria satisfeito. Só desejo que o novo gestor continue lutando por uma política democrática em defesa dos interesses sociais”, disse Eduardo Tavares, que presidiu a comissão que apurou os votos. Ela foi composta ainda pelos promotores Luciano Romero, Almir Crescêncio e Antônio Sodré.

A lista tríplice será publicada no Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira (03).