Desde o ultimo sábado que a alta temperatura e o acumulo de gás provocam um incêndio de proporção média no ‘lixão’ de União dos Palmares localizado na Fazenda Camaratuba, a menos de um quilometro da zona urbana, proporcionando uma nuvem que negra que se alastra por uma vasta região e que inicialmente atinge uma favela de lona na margem da BR-104, uma empresa de fabricação de conservas, o maior Colégio de Segundo Grau do interior alagoano (Colégio Carlos Gomes de Barros) para finalmente se diluir na atmosfera da zona rural conduzida pela brisa.
É comum em época de alta temperatura (verão) o fato acontecer. O lado negativo destas queimadas, é que no ‘lixão’ além dos dejetos domésticos, também é depositado lixo hospitalar e animais mortos por doenças infecto-contagiosas. O cheiro no local é insuportável, porém existem crianças trabalhando naquele ambiente insalubre que na tarde desta terça feira (28) não permitia o acesso de veículos, pois foram colocados pneus em desuso sob o argumento ‘que aqui somente entra carros credenciados pela prefeitura’.
Em mais uma oportunidade, na Prefeitura Municipal ninguém soube responder nada a respeito, porém, um agrônomo informou a TRIBUNA que a única solução para evitar estes incêndios cuja fumaça é nociva à saúde humana, é necessário constantemente à presença de uma máquina para revolver os entulhos, evitando desta forma o acumulo de gases.
redação //