29/09/2025 15:17:32

Cidade
25/11/2012 11:18:16

Perseguição policial tem inicio em União, helicóptero da PM fumaça e suspeitos fogem

Perseguição policial tem inicio em União, helicóptero da PM fumaça e suspeitos fogem
Carroutilizado pelos suspeitos foi abandonado

Após uma denuncia de que cinco elementos desconhecidos estavam em atitude suspeita circulando pelas ruas de União dos Palmares, o ten. Henrique Oficial de Operações de Dia do 2º BPM sediado em União dos Palmares determinou que as equipes ‘Alfa’ do PELOPES e ‘ISTIVES’ da RP abordassem os indivíduos para averiguação, tendo inicio, a partir da primeira tentativa a perseguição com lances cinematográficos, troca de tiros e fuga sensacional.

 

Os cinco elementos que viajavam em um carro Voyage prata emplacado na categoria taxi na Ilha de Itamaracá no Estado de Pernambuco, placas PFC 0020 (que até a data da ação não tinha queixa de roubo) pressentiram a aproximação da policia e saíram em disparada na direção da divisa AL-PE. Constatando de tratar de uma diligência perigosa, foi pedido o reforço dos GPMS de São José da Laje e Ibateguara que foram de encontro ao grupo no acesso a cidade fronteiriça de São José da Laje, além do helicóptero da PM para ajudar na captura dos suspeitos.

 

Perseguidos de perto pela policia, os fugitivos não se intimidaram até que ao subir a primeira ladeira após o acesso a vizinha cidade, ao tentar ultrapassar um caminhão com cana e observando que desciam a mesma ladeira em sentido contrário um ônibus e outro caminhão, foram alcançados no quilometro 16, quando começou o tiroteio. Cercados, em menor número e provavelmente sem conhecer a região, os bandidos abandonaram o veiculo e se embrenharam na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo nas proximidades de onde foram alcançados.

 

Enquanto estes fatos eram registrados, uma triste constatação: os policiais foram informados que helicóptero ‘havia voltado de Murici porque o motor havia expelido fumaça e falhado e obrigando o piloto a voltar para a base’ em mais uma demonstração da ineficiência e fragilidade estrutural do aparelho policial alagoano.

 

No interior do carro que os bandidos conduziam foi achada uma pequena quantidade de maconha, uma espingarda calibre 12 (escopeta) com dois cartuchos sendo um deflagrado, um aparelho de telefone celular e cinco varetas utilizadas em máquina de solda elétrica, o que levou os policiais envolvidos na operação a deduzir que se tratava de uma quadrilha de assalto a caixas-fortes de banco, conjectura que se concretizou quando uma mulher no telefone que chamava um dos perseguidos informava o número de uma conta bancária e perguntava com insistência se a ‘operação havia tido dado certo’.

 

Mesmo cercados e escondidos em uma pedreira nas proximidades da reserva ecológica, o bando aguardou a noite para render o motorista de uma caçamba que transitava nas proximidades e obrigou o condutor do utilitário a conduzi-los até a cidade de Xexéu, no Estado de Pernambuco. Nenhum policial ficou ferido.

 

redação //


Galeria