cadaminuto //
jonathas maresia
A campanha mais disputada da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, chega o fim nesta sexta-feira (22). Nos últimos dias, a população alagoana acompanhou, bastante preocupada, os rumos que os discursos, agressões e xingamentos estavam tomando. Foi necessária intervenção do Conselho Federal da Ordem para selar um pacto de não agressão entre os candidatos.
Em Maceió, a eleição acontece no Centro de Convenções. Os candidatos à presidente da OAB/AL Marcelo Brabo “Mais OAB”, Claudia Amaral “Nossa Ordem é Outra”, Rachel Cabús “OAB Para Todos”, Welton Roberto “Prerrogativa é a Ordem” e Thiago Bomfim “Renova OAB” confirmaram, por meio da assessoria de imprensa, que estarão presentes no local de votação às 9hs.
No primeiro momento, as discussões sobre a campanha se delimitavam as redes sociais, mas após a divulgação de áudio-bomba, que comprovaria o pagamento de anuidades em troca de votos, a eleição ganhou uma discussão acalorada nas manchetes dos jornais. Esta eleição será realizada de forma manual, por meio do preenchimento de cédulas. O voto é obrigatório segundo determina o Edital 02/2012, sob pena de multa.
No ato da votação, o advogado deve apresentar a carteira ou o cartão de identidade profissional ou um dos seguintes documentos: Registro Geral de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Passaporte.
Denúncias:
Três conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil chegam a Maceió, na última segunda-feira (19), para apurar as denúncias de compra de voto. Ulisses César Martins de Souza (MA), presidente da Comissão Eleitoral da OAB, Luiz Cláudio Allemand (ES) e Francisco Faiad (MT) fizeram diversas reuniões com os membros das chapas e pediram o fim da guerra entre os candidatos.
O áudio foi divulgado pelo candidato Welton Roberto e mostra a gravação onde Rachel Cabús, Omar Coelho e outros integrantes da chapa em negociação. O caso caiu como uma bomba nessa reta final de campanha.
A obtenção do áudio levou Welton Roberto à Polícia Federal, onde solicitou que um inquérito fosse instaurando para investigar o caso, além de pedir a intervenção do Conselho Federal da Ordem e o afastamento do atual presidente da entidade.
Em primeira mão, ao CadaMinuto, Omar Coelho – que estava em viagem a Brasília –, confirmou o teor da gravação, mas negou a suposta compra de votos. Sobre a reunião, Omar reiterou que ela serviu para discutir como se comprou anuidades na eleição passada e que o trecho final, na qual eles negariam a prática que é abordada, foi suprimido.
Intervenção:
Apesar do pedido de intervenção, protocolado pela candidata Claudia Amaral, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, desconsiderou o pedido. Em um breve despacho, Cavalcante determinou que as denúncias de compra de votos fossem apuradas.
Na quarta-feira (21), Welton Roberto entrou com um pedido de impugnação contra a candidatura de Rachel Cabús junto à Comissão Eleitoral da entidade. A alegação de Roberto é por abuso de poder econômico e uso da máquina para benefício do atual grupo que tenta eleger Cabús na sucessão de Omar Coelho.
Em seguida, a chapa “OAB Para Todos” ingressou nesta quinta (22) com um pedido de impugnação da candidatura de Welton Roberto e da chapa “Prerrogativa é a Ordem”. O grupo ‘defende que o candidato abordou indevidamente temas que comprometem de forma absurda a dignidade da profissão e da instituição, bem como ofendem a honra e a imagem das pessoas relacionadas em um áudio editado com “supostos” ilícitos’.
O candidato Marcelo Brabo chegou a anunciar uma entrevista coletiva para trazer à tona fatos relevantes sobre a campanha, mas minutos antes ele cancelou.
entro da opção “Eleições OAB/AL 2012” constará a relação das 17 seções de votação para o pleito da entidade na capital alagoana em que o advogado poderá fazer sua consulta. A Comissão Eleitoral da OAB/AL informa ainda que no dia da eleição, que acontecerá nesta próxima sexta-feira (23), no Centro de Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, das 9h às 17h, cada uma das 17 seções terá afixada a informação do nome e do número de inscrição da OAB de cada advogado.
SUBSEÇÕES – Já para a disputa das seis Subseções da OAB, 12 chapas concorrem ao pleito, que também acontecerá nesta sexta-feira (23), das 9h às 17h.
OAB ARAPIRACA – Para a disputa da nova direção da Subsecção da OAB em Arapiraca, estão inscritas as chapas “OABVIVA”, liderada por Claudio Canuto; “OAB Para Todos/Arapiraca”, conduzida por Claudia Lany, e “Renova OAB Arapiraca”, encabeçada por Maryny Barbosa.
OAB PALMEIRA DOS ÍNDIOS – O pleito da Subsecção de Palmeira dos Índios conta com o registro de candidaturas das chapas “OAB Para Todos/Palmeira dos Índios”, dirigida por Lutero Beleza, e “A Justiça é a Nova Prerrogativa”, liderada por Manoel Alcântara.
OAB PENEDO – Já para a Subsecção de Penedo, estão registradas as chapas “Advogado Mais Valorizado”, de Alfredo Pereira, e “OAB de Todos”, de José Góis.
OAB SANTANA DO IPANEMA – O pleito da OAB em Santana do Ipanema possui apenas o registro da chapa “OAB Para Todos/Santana do Ipanema”, liderada por Cícero Angelino.
OAB SÃO MIGUEL DOS CAMPOS – As eleições para nova diretoria da OAB em São Miguel dos Campos também só possui uma chapa registrada: “OAB Para Todos/São Miguel dos Campos”, de Aloisio Rosendo.
OAB UNIÃO DOS PALMARES – E para a disputa da Subsecção de União dos Palmares, estão oficializadas as chapas “Mais OAB”, de Marcos Emanuel, e “Luta, Ética e Seriedade”, de Eriberto Lins.