29/09/2025 13:53:53

Cidade
20/11/2012 10:43:01

Oferendas e manifestações culturais marcam Dia da Consciência Negra

Oferendas e manifestações culturais marcam Dia da Consciência Negra
O atual estado da Serra da Barriga

alagoas24horas //

cláudia galvão e antonio aragão

 

As comemorações pelos 317 anos da morte do líder negro Zumbi dos Palmares serão marcadas por atos religiosos e culturais naquele que é considerado o ‘berço’ da liberdade, a Serra da Barriga, em União dos Palmares. A programação teve início por volta das 4h desta terça, dia 20, e se estenderá durante todo o dia, reunindo personalidades ligadas ao movimento negro no Brasil.

Oficialmente, as comemorações pelo Dia da Consciência Negra em Alagoas foram abertas no domingo, 18, com a realização da Cavalgada da Liberdade, que contou com a presença dos ministros Aldo Rebelo, dos Esportes, Luiza Barreiros, da Igualdade Racial, entre outras autoridades. Em sua visita ao memorial, Barreiros reconheceu a necessidade de revitalização do parque memorial.

Nesta terça, dia em que é lembrada a morte do líder Zumbi, os afrodescendentes deverão enfrentar dificuldades para chegar à Serra da Barriga. Devido às condições da pista, os veículos estão subindo apenas até metade do percurso.

Nascido em Porto Calvo, Zumbi se fixou com mais de 30 mil escravos foragidos na Serra da Barriga, a 405 metros acima do nível do mar, que faz parte da ‘Chapada da Borborema’, localizada no município de União dos Palmares. Construído há 14 anos, o memorial vive seu pior momento devido à falta de conservação.

A fauna e a flora da Serra da Barriga, outrora abundante de palmeiras, símios das mais variadas espécies já não mais existe, destruídas pelos grileiros que, para aproveitar o terreno tombado, põem fogo na mata destruindo árvores centenárias e animais nativos.

Apesar da ineficiência dos governos em preservar o local que marcou a história do país, a mensagem de Zumbi dos Palmares foi um dos atos mais libertários da humanidade. Seus sonhos e desejos para o povo negro, no entanto, não foram realizados em sua totalidade.

Programação Oficial

04h00minh: Oferenda aos Orixás (restrita aos religiosos)

06h00minh: Cortejo em Homenagem a Zumbi

07h00minh: Degustação (Café da Manhã)

08h30minh: Hasteamento da bandeira, salva de tiros e colocação de flores na estatua de Zumbi

09h00minh: Lançamento do selo postal em homenagem ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares

09h30minh: Roda dos Mestres de Capoeira

10h00minh: Gustavo Gomes – Maceió

11h00minh: Banda Afro-Revolução: União dos Palmares

11h30minh: Grupo Afoxé: Olá Omin – Maceió

12h00minh: Malungos do Ilê – Maceió

12h30minh: Banda Gurugumba – Viçosa

13h00minh: Grupo Raízes da Tradição – Maceió

13h30: Maracatu OMÍ OFÓ – Marechal Deodoro

14h00minh: Projeto Inaê – União dos Palmares

14h30minh: Coletivo Afro Caeté – Maceió

15h00minh: Banda Afro Zumba – União dos Palmares

15h30minh: Grupo Gifá Lomi – Maceió

16h00minh: Milton de Iansã – Maceió