29/09/2025 13:50:25

Cidade
20/11/2012 02:30:07

Pálida comemoração no Parque Quilombo (quase destruído) em União lembra os 317 anos da Morte de Zumbí

Pálida comemoração no Parque Quilombo (quase destruído) em União lembra os 317 anos da Morte de Zumbí
Dia da consciência Negra em União dos Palmares

A assessoria de comunicação do Parque Quilombo dos Palmares divulgou na tarde desta segunda feira (19) a programação local do Dia da consciência Negra que este ano comemora os 317 anos da Morte do Líder Negro Zumbi dos Palmares prevista para acontecer a partir das quatro horas da manhã deste dia 20.

 

Apesar dos esforços do escritório local, não há muito que se ver neste dia em que é festejado o líder negro nascido em Porto Calvo e que se fixou com mais de 30 mil escravos foragidos na Serra da Barriga a 405 metros de altura acima do nível do mar, que faz parte da ‘Chapada da Borborema’ que se localiza no município de União dos Palmares cidade pólo da Região da Mata Alagoana, a 75 quilômetros de Maceió e 56 do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares no município de Rio Largo. O município é servido pelas BR-s 101, 104 e AL-205 todas em excelente estado de trafegabilidade.

 

Desperdício do dinheiro público

 

Há cerca de quatorze anos foi construída em comemoração ao Dia da consciência Negra uma ‘Cidade Cenográfica’ que por sua fragilidade (paredes de pau a pique)  e a falta de conservação logo foi destruída pelas intempéries. Em seguida, há pouco menos de seis anos, as edificações do parque foi beneficiado com nova estrutura de madeira e cobertura de palha, e embora se argumente que existe uma empresa paulista encarregada da conservação do Parque (cuja empresa receberia mais de vinte e cinco mil reais mensais), não se tem conhecimento da presença de funcionários desta conservadora bem como não se sabe se o contrato expirou.

 

A verdade é que ninguém nunca apareceu para conservar nada. Tem-se certeza, isto sim, que foi gasto mais de dois milhões de reais na aquisição e colocação da madeira para a construção das ocas, atalaias, mirantes, pontos eletrônicos que contam a história de Zumbi, do restaurante, casa de farinha, casa de artesanato e sanitários e que o material utilizado (que já esta gasto) teria vindo de Minas Gerais... será?

 

Já se perdeu a conta de governadores e políticos que as vésperas das eleições divulgam que foi liberada a verba para a construção do acesso viário interligando a cidade até o cume da montanha, cujo percurso é de seis quilômetros. Tudo mentira e promessa eleitoreira a exemplo da recente divulgação fantasiosa da disponibilidade de quase sete milhões que estaria depositado na Caixa econômica agência local para as obras da estrada, cujo projeto teria parte da verba (que sobraria) aplicada na construção do terceiro acesso viário a cidade. Tudo mentira. A verba teria se ‘desintegrado’... nunca foi feito nada a respeito.

 

Segundo se comenta, hoje será assinada a Ordem de Serviços para as obras de recuperação das edificações.

 

A omissão dos órgãos do Meio Ambiente

 

A fauna e a flora da ‘Serra da Barriga’ outrora abundante de palmeiras, símios das mais variadas espécies já não mais existe, destruídas pelos grileiros que para aproveitar o terreno tombado põe fogo na mata destruindo arvores centenárias e animais nativos.

 

Agora tentam mudar a História verdadeira de Zumbí

 

Existem perspectivas de que em 2013 a festa comemorativa da extinção do Quilombo dos Palmares será de grande porte, contando inclusive com a participação da Prefeitura Municipal de União dos Palmares, a presença da Ministra Marta Suplicy e talvez até da Presidenta Dilma Rousseff embora no ultimo domingo, dois filhos ilustres do município vizinho de Viçosa (o atual Ministro dos Esportes e o Governador do Estado) realizaram uma cavalgada desde a Feira do Gado (que nunca funcionou e por interesses comerciais hoje se localizada em uma rua dizimada pela cheia de 2010 e condenada pela Defesa Civil na periferia de União) até a Serra Dois Irmãos em Viçosa onde Zumbi teria morrido.

 

O evento contrariou a própria história que ainda hoje é contada dando conta que quando Zumbi se viu derrotado pelas tropas de Domingos Jorge Velho teria se dirigido a um penhasco conhecido como ‘Pedra do Castigo’ na Serra da Barriga onde pronunciou a celebre frase ‘Prefiro a Morte Com Liberdade que a Vida com Escravidão’ e se atirou de uma altura superior a cem metros.

 

O Parque como se encontra hoje

 

Veja na reportagem fotográfica a real situação da Serra da Barriga, e a Programação local elaborada para este dia 20 de Novembro de 2012, lembrando que os carros de passeio e ônibus somente chegarão até a metade do caminho. O resto do percurso será feito em vans contratadas para o evento.

 

Programação Oficial

 

04h00minh: Oferenda aos Orixás (restrita aos religiosos)

06h00minh: Cortejo em Homenagem a Zumbi

07h00minh: Degustação (Café da Manhã)

08h30minh: Hasteamento da bandeira, salva de tiros e colocação de flores na estatua de Zumbi

09h00minh: Lançamento do selo postal em homenagem ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares

09h30minh: Roda dos Mestres de Capoeira

10h00minh: Gustavo Gomes – Maceió

11h00minh: Banda Afro-Revolução: União dos Palmares

11h30minh: Grupo Afoxé: Olá Omin – Maceió

12h00minh: Malungos do Ilê – Maceió

12h30minh: Banda Gurugumba – Viçosa

13h00minh: Grupo Raízes da Tradição – Maceió

13h30: Maracatu OMÍ OFÓ – Marechal Deodoro

14h00minh: Projeto Inaê – União dos Palmares

14h30minh: Coletivo Afro Caeté – Maceió

15h00minh: Banda Afro Zumba – União dos Palmares

15h30minh: Grupo Gifá Lomi – Maceió

16h00minh: Milton de Iansã – Maceió

 

redação //

assessoria

 


Galeria