ig //
Insatisfeito no Lyon, o atacante Fred chegou ao Fluminense em 2009. Naquele ano, ficou cerca de três meses afastado dos gramados por causa de uma lesão na virilha. No entanto, voltou a tempo de comandar a série de seis vitórias consecutivas na reta final da competição que livrou o time do rebaixamento, tendo balançado a rede em todas estas partidas. Três anos depois, seus gols voltam a ser decisivos para o clube das Laranjeiras. Agora, com a conquista o Campeonato Brasileiro pela segunda vez em três anos.
Em 2010, foi apenas coadjuvante de uma conquista que teve Conca como personagem principal, já que atuou em apenas 14 das 38 rodadas e marcou somente cinco gols. Desta vez, a história é diferente. Líder da tabela de artilheiros do Brasileirão com 19 gols, é ele a grande estrela.
Com o título assegurado, Fred lutará nas rodadas finais para se tornar o primeiro jogador do Fluminense a terminar o Brasileirão como artilheiro isolado. O clube já teve o goleador máximo da competição em 2008, quando o ex-atacante Washington marcou 21 gols. A marca, no entanto, foi atingida também por outros dois jogadores: Kléber Pereira (Santos) e Keirrison (Coritiba).
Apesar da boa fase, seu nome não tem aparecido nas convocações para a seleção brasileira desde a Copa América de 2011. A ausência no time de Mano Menezes o fez admitir durante o ano chateação com o técnico, mas ele afirmou que seguirá trabalhando para voltar a ser lembrado.
“Ele falou que foi uma opção tática e técnica dele. Sendo assim, temos que respeitar. Procurar continuar bem para voltar. O que não pode é ter mágoa, ressentimento. Não tendo isso, eu respeito”, declarou Fred em setembro, durante a gravação do programa Altas Horas, na TV Globo .
A busca do atacante por um lugar na seleção para a disputa da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, no ano seguinte, pode ser muito benéfica para o Fluminense. Fred só vai convencer Mano Menezes a convocá-lo se continuar atuando em alto nível e marcando gols decisivos pelo clube – o que será muito útil na defesa do título nacional no próximo ano e também na disputa da Libertadores.