Produtores de laranja lima da região do Vale do Mundaú participam, no dia 23 de novembro, do I Seminário Sobre Compras Governamentais, que será realizado em União dos Palmares. O objetivo é promover a inserção de produtores em políticas públicas e repassar orientações para a venda de produtos da agricultura familiar aos governos municipais, estadual e federal.
Em Alagoas, os principais programas governamentais que adquirem produtos da agricultura familiar são o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), executado pelas prefeituras, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que possui modalidades executadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Emater/AL e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Em Santana do Mundaú, onde ficam as associações e uma cooperativa de produtores, a laranja lima é transformada em polpa, suco e doce. “Esses produtos agregam valor à produção da agricultura familiar, incrementam a renda das famílias e valorizam ainda mais a atividade”, comentou a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório.
Por meio do PNAE, os produtos oriundos do beneficiamento da laranja lima já chegam à merenda de escolas no município de Branquinha. Com as compras da Conab, através do PAA, a laranja também é repassada para milhares de famílias de todo o Estado em situação de insegurança alimentar.
“O seminário vai esclarecer algumas dessas questões que envolvem a venda aos programas governamentais, bem como incentivar os agricultores a se organizarem, pois assim é mais fácil acessar qualquer mercado”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.
O I Seminário Sobre Compras Governamentais é realizado pelo APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Sebrae/AL e Desenvolve, e tem como parceiros a Conab, a Seagri, a Emater/AL, a Organização Brasileira das Cooperativas (OCB/AL) e o Sistema Cooperativo Brasileiro (Sescoop).