mais.al //
Com estoque atingindo níveis críticos o banco de leite materno da Maternidade Escola Santa Mônica necessita urgentemente de novas doações. Com um consumo em torno de dez litros por dia o número de doações atuais não consegue suprir esse volume.
Com o objetivo de suprir a carência do produto a direção do hospital está fazendo uma campanha, mobilizando os meios de comunicação. Para chegar a números satisfatórios é necessário aumentar a quantidade de doadoras, que hoje está em torno de 12 por semana, segundo a enfermeira Leila Cristina da Silva Ricardo.
A funcionária do banco de leite destacou que as mulheres interessadas em doar podem entrar em contato com a Santa Mônica pelo telefone 3315 -4434. Ele informou ainda que existe um funcionário treinado que vai a casa da doadora recolher o leite. No entanto, quem tiver condições e disponibilidade de tempo pode se dirigir ao hospital e fazer a doação.
Sensibilizadas com a situação algumas mulheres já tem procurado o hospital para contribuir com a campanha. É o caso da advogada Lara Malta, 26, mãe de dois filhos. Amamentando o mais novo, com sete meses, a jovem mãe resolveu doar parte do leite para alimentar os bebes prematuros sob a guarda da Santa Mônica. “Fiquei sabendo da dificuldade e resolvi contribuir com a campanha. Sempre busquei uma oportunidade para ajudar. É um ato simples”, disse.
Valdemilta Belarmino Costa de Souza, mãe de um bebê prematuro, também procurou o maternidade para fazer doação.
Internada em hospital particular, a filha de Valdemilta, hoje com dois meses, será beneficiada com parte do leite de sua mãe, que passará por um processo de pasteurização assegurando higiene e qualidade ao alimento. Entretanto, o número de novas voluntárias ainda é muito pequeno diante da demanda da Santa Mônica.
A Maternidade Escola Santa Mônica, também, está necessitando de doações de embalagens de vidro para acondicionar o produto.