cadaminuto //
teresa cristina
As provas para o concurso da Polícia Civil acontecem no próximo final de semana. Mesmo com o número de vagas sendo inferior ao ideal para a instituição, de acordo com o Sindicato dos policiais civis (Sindpol), a expectativa para o certame é grande. Candidatos de todo o Brasil farão as provas. Os candidatos concorrem aos cargos de delegado, agente e escrivão. O posto mais cobiçado é o de delegado, com concorrência de 216 por vaga. Para agentes, a concorrência é de 32 e para escrivão, 19.
O concurso foi anunciado durante o lançamento do Plano Brasil Seguro e teve o edital publicado no dia 24 de agosto. O certame é uma das medidas dos governos estadual e federal para tentar coibir a violência em Alagoas, já que a carência de policiais é uma realidade no estado.
De acordo com Josimar Melo, presidente do Sindpol, o ideal seria que o concurso contemplasse, no mínimo, 800 vagas para agentes e também previsse a contratação de funcionários para o setor administrativo, uma vez que existem muitos policiais em desvio de função. Atualmente, a PC conta com um efetivo de 1.550 agentes, dos quais 300 estão afastados esperando o processo de aposentadoria e cerca de 350 exercendo atividades burocráticas e desfalcando o trabalho nas delegacias, de acordo com o Sindpol.
“Esse concurso não vai resolver nada, foi só uma resposta que para esse Plano de Segurança. Além de tudo, ainda temos os policiais cedidos para gabinetes de órgãos públicos”, disse Melo.