29/09/2025 17:04:04

Educação
03/11/2012 23:54:20

Professores apontam falhas em questões do Enem; Objetivo defende anulação de duas

Professores apontam falhas em questões do Enem; Objetivo defende anulação de duas
Prova do ENEM

estadão //

diego cardoso, luisa melo, tomás petersen e victor vieira

 

Professores de cursinhos ouvidos pelo Estadão.edu fizeram reparos a cinco questões das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Enem, aplicadas neste sábado, 3. Dois testes de física são os mais problemáticos. Etapa e Oficina do Estudante contestam o item 49, da prova amarela; Etapa e Objetivo também criticam a questão 51 da mesma prova. Professores do Objetivo defendem o cancelamento de duas questões.

 

A questão 49 precisa ser revista, na opinião do diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo. Segundo ele, se o candidato fizesse o cálculo pelo comprimento de onde chegaria a um resultado. Caso a conta fosse pela velocidade, a resposta seria diferente. A opinião é compartilhada pelo coordenador de física do Etapa, Alexandre Lopes Moreno. “Mas não prejudica o aluno porque os outros resultados possíveis não aparecem entre as alternativas”, explica. Para ele, questão não deve ser anulada porque era possível encontrar uma opção certa.

 

O Etapa questiona ainda o item 51, que envolvia a densidade de um legume. Segundo Moreno, a diferença é que na pesquisa da internet mencionada na questão a densidade do legume é metade da densidade da água. O mesmo enunciado, entretanto, diz que o legume fica um terço para fora da água quando submerso. “Isso pode causar dúvida, porém o mais provável é que o aluno chegue à resposta correta”, afirma o coordenador.