20/09/2024 13:48:27

Saúde
31/10/2012 17:07:54

Ciume


Ciume
Ilustração

As pessoas são dotadas de ciúmes, raramente existe alguém que não o sinta, quando não sente pela pessoa amada, pode sentir por um objeto, um bem, ou outra coisa qualquer; porque o ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o medo e a raiva. Nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, diferem apenas suas razões e as emoções que sentimos. 

O QUE É O CIÚME?

O dicionário Aurélio, define o ciúme como: “uma Inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração. Porém, para a Psicologia, o ciúme tem um significado amplo que abrange vários aspectos.

De acordo com os psicólogos israelenses Ayala Pines e Elliot Aronson, ciúme é a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade. Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes (sujeito ativo do ciúme) a pessoa de quem se sente ciúmes (sujeito analítico do ciúme) e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes (o que faz criar tumulto).

Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, vergonha de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.

Eu acrescentaria além dessas definições, que o ciúme é um conjunto de emoções desencadeadas por sentimentos de alguma ameaça à estabilidade ou qualidade de um relacionamento íntimo valorizado. Daí percebemos que as definições de ciúme são muitas, porém todas elas tem em comum três elementos: ser uma reação frente a uma ameaça percebida; haver um rival real ou imaginário e; a reação visa eliminar os riscos da perda do objeto amado

Se observarmos atentamente, podemos perceber que no ciúme ocorre uma reação complexa, porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentais.

Nas emocionais, podemos sentir dor, raiva, tristeza, inveja, depressão e humilhação. Já através dos pensamentos, podemos sentir ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem e sentimento de inferioridade. Junto com tudo isso pode ocorrer reações físicas tais como: taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito e dores físicas. A partir daí, começa a reações comportamentais de questionamento constante do parceiro, busca frenéticas de confirmação dos ciúmes, ações agressivas ou mesmo violentas.

PARA QUE SERVE O CIÚME?

Para nada, ou melhor, serve para tornar a vida do ciumento e do seu parceiro num inferno, num sofrimento constante e levar a um rompimento da relação. No meu entender, só serve para adoecer o relacionamento.

As pessoas ciumentas acham que o ciúme as impede de serem traídas; não, não impede. Não existe ciúmes no mundo que impeça uma pessoa de ser traída; se impedisse, não existiria tantos traídos e traídas na face da terra. A única coisa que o ciúme impede e de se ter uma relação amorosa sem conflito, saudável e duradoura.

 CIÚME PATOLÓGICO

 “O ciúme patológico (doentio) é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia (distúrbio mental caracterizado por delírios de perseguição e pelo temor imaginário de a pessoa estar sendo vítima de conspiração)”. Para o ciumento, a fronteira entre imaginação, fantasia, crença e certeza se torna vaga e imprecisa, as dúvidas podem se transformar em ideias supervalorizadas ou delirantes.

 Quem sente ciúme a esse nível tem a compulsão de verificar constantemente as suas dúvidas, a ponto de se dedicar exclusivamente a invadir a privacidade e tolher a liberdade do parceiro: abre correspondências, bisbilhota o computador, ouve telefonemas, examina bolsos, chega a seguir o parceiro ou contrata alguém para fazê-lo. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal estar da dúvida, até o intensifica mais ainda.

OBS: Quem tem ciúmes desse tipo (patológico) tem quer ser tratado(a) urgentemente, porque as chances de ter uma vida emocional saudável e um relacionamento duradouro são muito poucas.

 

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista

ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MEDOS E DORES




Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News