tudonahora //
Um apagão atintiu os nove estados do Nordeste e parte da região Norte, na madrugada desta sexta-feira (26). Durante mais de três horas, as cidades alagoanas ficaram às escuras e somente por volta das 3 horas é que a energia começou a ser restabelecida. Algumas regiões de Maceió, no entanto, permanecem sem abastecimento da rede elétrica por problemas técnicos provocados pelo apagão.
De acordo com a assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia nas regiões. O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.
O problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido, segundo o Operador. Por volta de 1h30 da manhã, a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.
Uma reunião de técnicos às 14h de hoje, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema. Pela manhã, o assunto deve ser discutido em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília.
O apagão
Faltavam poucos minutos para a meia-noite (horário local) quando faltou energia. Com a cidade às escuras, logo foi divulgado que o apagão não era apenas em Alagoas, mas em todo o Nordeste, nos estados do Tocantins e no Pará, no Norte, e no Distrito Federal. Os primeiros levantamentos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) haviam apurado que o problema ocorreu em cabos de transmissão na Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso. Em alguns estados o abastecimento começou a ser retomado uma hora depois do blecaute.
Este foi o quarto apagão que atingiu o país desde setembro, o que preocupa não apenas os gestores da ONS, mas também a população. A operadora de marketing Amélia Rocha, por exemplo, que está com casamento marcado para esta sexta-feira (26), teme que o blecaute prejudique seu grande dia. "Não dormi de ontem para hoje", resumiu para o TNH1.
Blecaute na capital
Segundo a Eletrobras Alagoas, em alguns pontos isolados de Maceió ainda falta energia, em virtude de problemas gerados pelo apagão, que danificou alimentadores e transformadores. As equipes da companhia já estão nas ruas trabalhando para solucionar os problemas.
Em várias avenidas da capital alagoana, os semáforos estão intermitentes, o que demanda cuidados dos motoristas. Técnicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também estão trabalhando para que voltem a funcionar normalmente antes das 8 horas.
Ainda hoje, a ONS deve divulgar uma nota detalhando todas as causas do apagão desta madrugada.