tribunahoje //
breno airan
O misticismo dos rituais sempre intrigou os que não são adeptos de tais práticas.
Mas roubar a imagem de uma santa alheia vai além de qualquer prática religiosa aceitável.
Foi o que aconteceu na cidade de Piaçabuçu, na última terça-feira (23).
Um adolescente de 17 anos de idade, identificado apenas pelas iniciais J.P.S.J., foi detido após levar uma imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens de uma capela do povoado Potengy, zona rural daquele município.
A santa – que tem mais de 200 anos – estava numa capela de uma fazenda, aberta para a visitação de fiéis. Afora, foram levados também do ambiente religioso duas coroas de ouro, um cálice, um cristal de óleo, um sino e um incensário.
Desta feita, no mesmo dia do furto, os fazendeiros ligaram para a Delegacia Regional de Penedo e, em 48h, o delegado Rubem Natário e sua equipe conseguiu localizar o paradeiro da santa e dos outros objetos.
Após investigação, o menor de idade foi encontrado, na manhã desta quinta-feira (25), em sua residência, no bairro do Brasília, em Piaçabuçu. Indagado do porquê de roubar a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens, ele se restringiu a dizer que ela seria usada em um ritual de magia negra – e nada mais falou. O garoto foi liberado após o depoimento na presença dos pais.