29/09/2025 15:38:38

Esportes
20/10/2012 21:09:10

CRB perde para o Joinville (3x1) e segue em 16º na Série B

CRB perde para o Joinville (3x1) e segue em 16º na Série B
Jogadores comemoram gol

gazetaweb //

futebol interior

 

O Galo voltou a amargar resultado negativo na Série B do Brasileiro. Em partida realizada na tarde deste sábado (20) – válida pela 31ª rodada, na Arena Joinville, na cidade de mesmo nome –, o CRB acabou novamente surpreendido, agora com derrota por 3x1 para o time catarinense.

 

E o time da Pajuçara só não entrou na zona de rebaixamento, pela primeira vez em toda a competição, porque o Bragantino-SP, primeiro time a figurar entre os quatro piores, também perdeu longe de seus domínios, para o ABC (1x0).

Com isso, o Galo segue em 16º lugar, ainda com 30 pontos, somente dois à frente do time paulista. E a preocupação do CRB cresce a cada rodada, não apenas devido ao jejum de vitórias – já são nove jogos sem saber o que é vencer (a última vez em que isso aconteceu foi no dia 04 de setembro, contra o Guaratinguetá, em São Paulo, por 2x1) –, mas, principalmente, pela ascensão das equipes que compõem o Z-4.

Isso porque o Guaratinguetá, que tem 25 pontos, ainda joga na noite deste sábado, fechando a rodada contra o Boa Esporte, em Varginha-MG, às 21h. Além disso, o Ipatinga-MG, apesar de vice-lanterna, vem de importante vitória contra o América de Natal (4x0) e já soma 24 pontos, embolando a briga para se deixar a zona da degola.

O Galo agora se prepara para encarar o terceiro colocado Vitória-BA, com 63 pontos. O jogo será realizado às 18h30 (horário de Alagoas) da próxima terça-feira (23), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Para este compromisso, o técnico Roberval Davino já poderá contar com o retorno do zagueiro Filipe, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.

Em compensação, ele não terá de volta o volante Marcinho Guerreiro, punido pelo STJD com quatro jogos de suspensão, ainda torcendo pela recuperação do veterano atacante Denilson, que se recupera de lesão no joelho. Como se não bastasse, o volante Roberto Lopes deixou o campo ainda no primeiro tempo da partida em Joinville, também devido à contusão, e é dúvida para o duelo da terça-feira.

O Joinville, por sua vez, segue na sexta posição, mas alcança os 52 pontos, ainda a alimentar o sonho de subir para a Série A, em 2013, preparando-se para enfrentar - também na noite da próxima terça - o 10º colocado América-RN, em Goianinha, interior do Rio Grande do Norte.

O jogo

A partida teve início com o Joinville tomando a iniciativa, saindo em velocidade e encurralando o time visitante em seu campo de defesa. Tanto que a primeira grande chance saiu logo aos dois minutos. Após cruzamento da esquerda, o atacante Lima dominou na grande área e chutou forte, vendo a bola passar à direita da meta do goleiro Anderson.

O CRB também precisava dos três pontos, só que para se afastar da zona de rebaixamento. Por isso, Roberval Davino escalou a equipe com três atacantes – Ricardinho, Aloísio Chulapa e Jadílson. E aos cinco minutos, o torcedor alvirrubro teve uma demonstração de que a mudança poderia dar certo, com o Galo abrindo o marcador na Arena Joinville.

Em jogada pela direita, o volante Roberto Lopes cruzou da direita e o atacante Aloísio fez o pivô, ajeitando a redonda para o volante Ednei. Ele dominou e chutou forte, acertando o canto direito do goleiro Ivan, que nada pôde fazer: 1 a 0.

Joinville melhor

Mas o Joinville seguia com mais posse de bola, detendo as melhores chances. Com isso, não demorou e os donos da casa conseguiram chegar ao empate. Aos 13 minutos, o goleiro Anderson saiu mal do gol, em cobrança de falta pela esquerda, e o zagueiro Maurício, em lance na pequena área, só teve o trabalho de completar para o fundo da rede: 1 a 1.

O JEC então cresceu com o gol e passou a dominar as ações, diante de um adversário que tinha dificuldade para sair jogando, sem explorar as laterais e errando muitos passes. O time de Santa Catarina, por sua vez, ainda perdeu grande chance aos 21 minutos, com o atacante Lima desperdiçando um pênalti - após falta de Aloísio Chulapa - ao chutar por cima do gol.

Para piorar a situação, o Galo não tinha a tranquilidade necessária para concluir em gol as poucas oportunidades que surgiam, como aos 40 minutos, quando o meia Geovani fez cruzamento rasteiro, nos pés do atacante Ricardinho, que conseguiu chutar para fora, embaixo da barra, por cima do gol de Ivan.

Virada no 2º tempo

E apesar das alterações processadas por Roberval, o Galo seguiu o mesmo no segundo tempo, sem encaixar a última assistência. A bola então não chegava ao trio de ataque, com Aloísio, por exemplo, já cansado.

Com isso, não demorou muito e o Joinville conseguiu a virada, aos 18 minutos. Em boa jogada pela direita, o atacante Willian aproveitou cruzamento rasteiro, dominando de costas para o gol e chutando forte no canto direito de Anderson. A bola ainda acertou o poste antes de entrar: 2x1.

Já o terceiro e decisivo gol saiu aos 33'. O atacante Aldair, que havia entrado na etapa complementar, avançou pela direita, livre de marcação, e cruzou para o atacante Lima, que dominou de costas para a barra e chutou certeiro, no canto direito do goleiro Anderson, que nem se mexeu: 3x1.

O Galo ainda tentou diminuir a diferença no final, já na base da vontade, criando boa jogada aos 37 minutos. O atacante Jadilson dominou pela esquerda e chutou forte de fora da área, mas o goleiro Ivan caiu no canto esquerdo para fazer grande defesa, espalmando para escanteio.