29/09/2025 17:16:57

Alagoas
16/10/2012 16:08:54

Morte de garoto com 10 anos com sintomas de meningite gera especulações da comunidade de União dos Palmares

Morte de garoto com 10 anos com sintomas de meningite gera especulações da comunidade de União dos Palmares
Cerebro contaminado pela meningite

O falecimento do menino José Wilson de Melo de 10 anos de idade residente no povoado Caípe I (na margem da BR-104 entre União dos Palmares e a Usina Lajinha) ocorrido ontem (15) as 15:15 hs no Hospital Regional São Vicente de Paulo ensejou especulações e comentários da comunidade pelas características apresentadas pelo pequeno paciente: o jovem foi interno ao 10:49 hs trazido pelos seus pais com fortes dores na cabeça e na parte inferior do pescoço, com febre alta e vomitando bastante.

Mesmo sem ter um diagnostico especializado, muitas pessoas acreditam se tratar de meningite pelo fato da residência onde o menino vivia com sua família se localizar na margem do Rio Mundaú próximo da localidade conhecida como ‘curva do rio’ onde diariamente são depositados dejetos de uma granja localizada no centro da cidade e onde o Riacho Canabrava que também recebe esgoto da parte da cidade.

A mãe do menor identificada como d. Maria José de Melo em estado de choque não comentou o fato, mas segundo vizinhos e amigos, ’a doença de Wilson foi muito rápida, mesmo porque até o dia de sua morte ele era um menino ativo e saudável’.

Como diariamente é mudada a equipe de médicos plantonistas do Hospital, a equipe de hoje (16) nada soube informar a respeito, e ‘mesmo se soubesse, nada poderia afirmar sobre a causa da morte porque o cadáver não foi necropsiado em União’ disse um funcionário à imprensa. É bom lembrar que União e a região da Zona da Mata de Alagoas não dispõem de IC, IML, Corpo de Bombeiros e Serviço de Verificação de Óbitos, ficando o contribuinte em casos semelhantes na dependência de pessoal e viaturas de Maceió.

Um cidadão ao tomar conhecimento do fato procurou a editoria deste noticioso e informou que ‘seria uma norma da Secretaria de Saúde somente decretar estado de emergência em regiões cujas epidemias de determinada doença superem a casa dos 20 casos comprovados após testes ambulatoriais’, o que significa dizer que se a causa da morte da criança José Wilson de Melo foi meningite, todos seus familiares e o pessoal da recepção e da emergência do Hospital deveriam ficar isolados, pois estariam vulneráveis a contrair o vírus mortal da doença’.

antonioaragão //