Cerca de 8 mil policiais militares atuarão nos 102 municípios alagoanos nas eleições deste ano. O plano operacional de segurança dos militares foi repassado nesta quinta-feira (4), pelo comandante de Policiamento da Capital, o coronel Gilmar Batinga.
Durante a reunião, que ocorreu na sede do comando da PM, o comandante informou a quantidade de militares que atuarão durante o pleito eleitoral. Segundo ele, um efetivo de 7.300 policiais militares atuará no período eleitoral, sendo 2832 na região metropolitana e os demais no interior do Estado.
Além do policiamento no dia da votação, os militares farão um trabalho de guarda das urnas do dia anterior até a hora do pleito. As tropas embarcam nesta sexta-feira (5), a partir das 6 horas. Segundo Batinga, os militares serão distribuídos por local de votação para garantir que os eleitores votem com tranquilidade.
Os trabalhos começam no sábado (6), a partir de 12h, quando as urnas começam a ser levadas para os locais de votação. O coronel informou que será montada uma guarda até às 7h do domingo (7). Para este trabalho, na região metropolitana, trabalharão 900 PMs.
No dia de votação, a PM atuará com quatro modalidades de policiamento: a pé, motorizado, montado e aéreo, sendo esse último sendo executado pelo Bope.
Orientações
Além de apresentar o efetivo que vai trabalhar nas eleições, Gilmar Batinga passou algumas orientações para a tropa. Ele explicou como os militares deverão agir no caso de ocorrências de crimes eleitorais. “Os presos envolvidos neste tipo de crime deverão ser levados para a sede da Polícia Federal em Maceió”, orientou.
Já para os crimes comuns, ele disse que as ocorrências que forem registradas no interior devem ser encaminhadas para as delegacias locais. Já os casos que acontecerem na capital, serão levados para a Central de Polícia.
mais.al //
rhayse lima e carolina sanches