A oposição de União dos Palmares cujo atual líder é o médico Beto Baia do PSD realizou na tarde deste sábado (29) uma caminhada pelas ruas da cidade que reuniu cerca de sete mil pessoas atraídas pelas propostas do candidato a Prefeito que tem como seu vice o agropecuarista Eduardo Pedrosa irmão do ex-prefeito José Pedrosa, cujo movimento popular teve a participação de dois congressistas alagoanos conhecidos nacionalmente: o deputado federal João Caldas e o Senador Fernando Collor de Melo.
Políticos da região se misturaram ao povo em uma das maiores manifestações de aceitação a um candidato a um cargo eletivo já visto na Terra de Jorge de Lima, fato que comprova a paridade da preferência entre os postulantes ao cargo de gestor da Prefeitura Municipal de União um dos maiores colégios eleitorais no contexto de Alagoas.
Um observador – que pediu para não ser identificado - ao perceber a presença da reportagem da Tribuna disse que ‘você que é um repórter experiente observe que o povo uma semana antes da eleição manifesta sua preferência por Beto Bahia, mesmo sem aqui ter distribuição de vale-gasolina ou quem pague a conta de bebidas para chamar a atenção da comunidade. É liderança mesmo surgida do abandono a que o povo se submeteu nas ultimas décadas’ disse o popular.
Com uma campanha modesta, sem grande apoio financeiro, Beto Baia por sua simplicidade e uma larga folha de serviços prestados principalmente na área da saúde aos menos favorecidos da sorte emerge no cenário político como uma opção de renovação e consegue disputar voto-a-voto uma eleição cujo candidato é apoiado pelo Governador do Estado Teobaldo Barbosa, o deputado estadual Nelito Gomes e o prefeito do município Dr. Areski Freitas que antes das convenções dispunha na Câmara Municipal o apoio de oito entre os dez vereadores, reduzida drasticamente este ano para apenas dois vereadores.
Nunca se viu na história política do município que tem em seu território a histórica Serra da Barriga uma campanha nestes moldes: os governos estaduais e o municipal além da tradição política em ‘cheque’ em contradição com o apelo da comunidade principalmente da juventude pela renovação. Agora, resta esperar o próximo domingo para ver a quem será entregue os destinos de União dos Palmares.
A manifestação popular teve inicio no meio da tarde quando Fernando Collor e João Caldas foram recebidos na Avenida João Lyra Filho (aceso a cidade), percorreram as principais ruas da cidade e se dirigiram para o Bairro Roberto Correia de Araujo – o mais populoso do interior alagoano –onde foi realizado um comício sob os aplausos da comunidade.
antonioaragão //
Fotos de ivan nunes – blog a palavra