20/09/2024 04:16:44

Especiais
28/09/2012 21:44:29

Suicidio


Suicidio
Ilustração

O QUE É O SUICÍDIO?

 

O suicídio é um fenômeno do comportamento humano, porque só o ser humano tem a capacidade de matar a si próprio; e pode ser defino como: “UM ATO DELIBERADO DE AUTODESTRUIÇÃO”. Poderia ainda ser definido como: “A CORAGEM DA COVARDIA”. Quando o individuo tira a própria vida ocorre um ato de coragem e covardia ao mesmo tempo; coragem, porque para dar fim a própria existência é necessária muita coragem, muita coragem mesmo. Covardia, quando o mesmo deixou de lutar pela vida, entregou os pontos e buscou uma saída covarde através da autodestruição.

 

CAUSAS DO SUICÍDIO

 

Existem vários estudos sobre a causa do suicídio; no entanto, todas elas apontam como causa principal a DEPRESSÃO. Na depressão profunda, o individuo acredita que o mundo acabou para ele e mediante esse pensamento acha que não existe mais saída; o desanimo é tanto que a única saída encontrada e enxergada por ele é a morte; por isso tira a própria vida.

 

Também podemos enumerar outras causas que levam ao suicídio, e as mais comuns são: As perdas graves ou ameaças de perda, perda de saúde, perda de pessoas amadas, perda de dinheiro, perda de dignidade, perda de beleza, perda de estatus, perda da independência, síndrome do ninho vazio (quando os filhos crescem e vão embora), doenças crônicas ou terminais e fanatismo religioso.

 

CLASSIFICAÇÃO DOS SUICÍDIOS

 

Atualmente, podemos classificar os suicídios em 04 (quatro)tipos:

1 – Aqueles que acreditam que o suicídio seja uma transição para uma vida melhor, ou uma maneira de salvar sua reputação.

2 – Aqueles que são idosos, desolados, doentes e que consideram o suicídio uma libertação.

3 – Aqueles que são psicóticos e se matam em resposta as alucinações ou delírios.

4 – aqueles que se mata por despeito, imaginando que os outros sofrerão com isso, achando que de algum modo presenciarão esse sofrimento.

 

RISCO DE SUICÍDIO

 

É bom ficar atento às pessoas que falam repetitivamente que querem morrer e que se sentem melhores mortas, as pessoas que se suicidam geralmente avisam previamente. O psicótico é impulsivo e desconfiado, com medos inadequados é um suicida em potencial. O depressivo reativo é um candidato sério ao suicídio, porque na fase depressiva é que ocorre a maioria dos suicídios.

 

TENTATIVAS DE SUICÍDIO

 

Geralmente, quando uma pessoa tenta o suicídio é levada urgentemente a um Médico, e depois de medicada recebe alta e volta para casa. Aí é onde mora o perigo, porque depois que receber alta a pessoa tem que ser encaminhada a um Psiquiatra avaliação e tratamento dos sintomas suicida e posteriormente a um Psicólogo para descobrir e tratar da causa do comportamento de autodestruição, para que esta tentativa não venha mais ocorrer.

 

TRATAMENTO DO SUICÍDIO

 

Existem quatro métodos de tratamento para pessoas com ideias suicidas, e podemos descriminas na seguinte ordem: PSICOFARMACOTERAPIA, ELETROCONVULSOTERAPIA, PSICOTERAPIA, HIPNOTERAPIA E ACUPUNTURA.

 

Psicofarmacoterapia – É o método utilizado pelo Psiquiatra e atua diretamente nos sintomas através de medicamentos conhecidos como psicotrópicos; atua eliminando os sintomas enquanto o individuo tiver tomando o medicamento.

 

Eletroconvulsoterapia - Conhecido popularmente como “eletrochoque”, também é utilizado pelo Psiquiatra; esse tipo de tratamento é muito eficiente nos casos de depressão reativa em que o individuo sente um desanimo profundo e corre sério risco de suicidar-se, e necessita-se de resultados terapêuticos rápidos.

 

Psicoterapia – Esse método é utilizado pelo Psicólogo Clinico através de técnicas psicoterápicas e atua diretamente na causa do problema.

 

Hipnoterapia – Conhecida popularmente como “hipnose”, também é utilizado pelo Psicólogo Clínico; atua diretamente na causa do problema com muita eficiência e rapidez, ressignificando-a ou retirando-a.

 

Acupuntura - É o método utilizado por Médicos, Dentista, Psicólogos, Fisioterapeutas, Biomédicos, fonoaudiólogos, Farmacêuticos e Enfermeiros, para tratar desordens físicas e psíquicas, harmonizando a energia Yin e Yang dos meridianos. A Acupuntura é muito eficaz no tratamento da depressão.

 

 Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista

ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MEDOS E DORES

 




Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News