29/09/2025 21:55:52

Brasil
16/09/2012 21:43:17

Dez trabalhadores rurais de Alagoas de São José da Tapera morrem em acidente na Bahia

Dez trabalhadores rurais de Alagoas de São José da Tapera morrem em acidente na Bahia
Veiculo ficou totalmente avariado

gazetaweb //

janaira ribeiro

 

Os corpos dos dez trabalhadores rurais alagoanos que morreram no acidente envolvendo uma Van Renault Master e uma carreta, na BR-316, no interior da Bahia, continuam no Instituto Médico Legal da cidade de Jequié, localizada também naquele estado. Nove já foram identificados. O desastre ocorreu no início da manhã deste domingo (16), quando o grupo retornava de Ribeiro Preto, em São Paulo, para São José da Tapera, em Alagoas.

No acidente gravíssimo, que ocorreu num trecho próximo à cidade de Irajuba, por volta das 04h da manhã, nove pessoas morreram na hora, uma a caminho de uma unidade de saúde e outras duas continuam internadas em estado grave no Hospital Prado Valadares, situado em Jequié, no centro-sul do interior baiano. Apesar de terem ficado muito machucadas, elas não correram risco de morte.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal da Bahia, as vítimas fatais foram identificadas como: Vanderlei Celso Fernandes, Francisco José da Silva, Jeanisson Barbosa da Rocha, João Joaquim de Moraes, José Gomes da Silva, Keveton dos Santos, Clóvis Júnior de Oliveira, Cícera Marcelino dos Santos e Jefferson Arles Santos Silva. Esses dois últimos, eram mãe e filho. Uma décima pessoa ainda está com sua identidade desconhecida.

Os sobreviventes

Cosmo da Silva e José Leandro Feitosa da Silva, também estavam na Van e se feriram. Eles receberam os primeiros socorros ainda no local do desastre e, logo em seguida, foram encaminhados para o Hospital Prado Valadares, onde ainda permanecem.

Segundo a PRF, a Van, de placas DRT – 9206/São Paulo pode ter sido atingida pela carreta, de placas MGK-8807/Santa Catarina. Há suspeitas de que o veículo grande tenha invadido a contramão, haja vista as marcas de freio que foram encontradas na rodovia, na pista por onde vinha trafegando o automóvel Renault. O choque foi frontal. A polícia tem até 60 dias para produzir o laudo, todavia, por conta da gravidade do acidente, o documento deverá ficar pronto já nesta segunda-feira (17).

A PRF também informou que a Van voltava do município de Ribeirão Preto, no interior paulista e seguia em direção a São José da Tapera, no Sertão de Alagoas. Todas as vítimas eram trabalhadoras rurais.

O motorista da carreta fugiu do local e a polícia ainda não conseguiu localizá-lo. O desastre aconteceu no KM-594,5, em Irajuba, nas proximidades de um local conhecido como “Curva da Garrafa”.

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) foi acionado, fez a retirada dos corpos e os encaminhou para o IML de Jequié. Lá, os profissionais estão tentando contato com as famílias em Alagoas.

Galeria