19/09/2024 21:50:03

Opinião
10/09/2012 11:02:48

Hipnose


Hipnose
Dr. Jacinto Martins de Almeida

No ano de 2000, comecei a trabalhar com Hipnose na cidade de União dos Palmares e, o interessante, é que algumas coisas que eu poderia chamar de “engraçadas” foram ditas ao meu respeito, e também alguns fatos aconteceram.

 

Entre as coisas que disseram ao meu respeito poderia citar: pai de santo, homem sabido, curador, charlatão e bruxo. Os fatos acontecidos foram: pessoas que tinham medo de olhar nos meus olhos para não serem hipnotizadas e também pessoas que precisavam tratamento e não iam ao meu consultório, porque pensavam que Hipnose era coisa do diabo; principalmente, aquelas muito católicas ou evangélicas.

 

Na realidade, são poucas as pessoas que sabem realmente o que é Hipnose; porém, muitas pessoas, muitas pessoas mesmo, conhece a Hipnose de uma forma distorcida, em virtude de já terem presenciado falsas apresentações de Hipnose em circos, ruas, praças, shopping ou televisão; na realidade, o que presenciaram foi um show de mágica. Então, para esclarecer o que é Hipnose, escrevi esse artigo.

 

Hipnose é um estado da mente que todos nós experimentamos, naturalmente, ao longo do dia. Por exemplo, ao dirigir o carro, você pode não se lembrar que está dirigindo, como se estivesse no piloto automático.

 

O estado hipnótico natural também acontece quando você lê um bom livro, envolve-se com um filme interessante ou em qualquer outra atividade onde todas as outras coisas parecem ter sido bloqueadas. Alguém pode conversar com você e você pode não escutá-lo.

 

Em qualquer circunstância onde seja necessária uma grande concentração, automaticamente você se transfere para um estado hipnótico natural.

TRANSE HIPNÓTICO

 

É comum as pessoas ficarem curiosas para saber o que elas vivenciarão no transe. Tem algumas pessoas que imaginam que regressarão ao útero materno, outras imaginam que fatos importantes

vão ser revelados durante o mesmo, outras acreditam e portanto querem voltar a outras vidas passadas, etc. As expectativas das pessoas variam de acordo como aprenderam ou ouviram dizer sobre do que seja realmente o transe hipnótico.

 

Uma coisa é importante as pessoas saberem : cada transe é único, ou melhor, acontece a cada vez de maneira diferente. Isto porque cada momento da vida de uma pessoa também é diferente. Sendo assim, pode parecer, à primeira vista, difícil para uma pessoa saber se realmente esteve em transe ou não. Na verdade, como já foi dito, o transe é natural, e acontece tão naturalmente no nosso dia a dia, e na maioria das vezes tão rápido, que não nos damos conta. O que acontece no transe hipnótico é que ele pode se estender por um tempo maior, podendo assim a pessoa se dar conta das transformações que aconteceram com ela durante esse período.

 

Durante o transe hipnótico acontecem os fenômenos hipnóticos, e são estes que mostram para o hipnoterapeuta e, alguns para a própria pessoa que ela realmente esteve em transe. Muitos desses fenômenos acontecem naturalmente ou são induzidos pelo hipnólogo.

SÃO OS FENÔMENOS HIPNÓTICOS:

 

Rapport - É o primeiro fenômeno que acontece. É o laço de confiança, pois o cliente se solta, na medida que confia no hipnoterapeuta.

Distorção do tempo - A percepção do tempo se altera para mais ou para menos. Trinta minutos parecem cinco, dez minutos parecem ter durado uma hora.

Dissociação - Os estados psicológicos consciente e inconsciente ficam separados. No estado de transe hipnótico o consciente está presente, mas a pessoa percebe que algo mais está acontecendo.

Amnésia - É a perda da habilidade de lembrar . É diferente do esquecimento porque o conteúdo "esquecido" parece ter sido selecionado pela mente. Ocorre espontaneamente em transes profundos ou pode ser sugerido pelo hipnoterapeuta.

Hipermnésia - Aumento da capacidade de lembrar fatos do passado próximo ou remoto.

Regressão de idade - Consiste em reviver estados psicológicos do passado espontaneamente ou por solicitação do hipnoterapeuta.

Progressão de idade - Consiste em ver-se no futuro, projetar-se para o futuro imaginado ou desejado, e até mesmo formar um "eu futuro" que pode aconselhar ao "eu presente" sobre o que fazer para atingir objetivos saudáveis.

Analgesia/Anestesia - Analgesia consiste no entorpecimento da consciência da dor. Anestesia consiste na perda completa da consciência da dor. Fenômenos hipnóticos muito úteis em pessoas nas quais o uso de analgésicos e anestésicos é contraindicado.

Movimentos ideomotores - São movimentos automáticos de algumas partes do corpo que acontecem  automaticamente ( tremores, repuxões, levitações).

APLICAÇÕES DA HIPNOSE

 

A hipnose moderna tem sido usada, com sucesso, para construir e reconstruir a auto-estima, mudar hábitos, perder peso, parar de fumar, melhorar a memória, modificar problemas comportamentais em adultos e crianças, eliminar ansiedade, medos, fobias, tratar a depressão, stress, preparar o sujeito para cirurgias, entrevistas, exames etc. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% da população mundial pode ser hipnotizada.

 

O uso da hipnoterapia é feito para acelerar o processo de terapia e encurtar o tempo de tratamento. O tempo varia de acordo com a pessoa e o problema, de uma sessão a alguns meses de trabalho.

ALGUMAS ÁREAS ONDE A HIPNOSE TEM BONS RESULTADOS:

 

Fobia Social, Fobia Específica, Medo de falar em Público, Roer as unhas, Chupar o dedo, Obesidade, Síndrome do pânico, Depressão, Dor, Deixar de fumar, Ansiedade, Stress Pós-Traumático, Anorexia Nervosa, Enurese, Gagueira, Asma, Síndrome do Pânico, Depressão, Bulimia, Menstruação dolorosa, Insônia, Stress, Impotência, Timidez, Urticária, Perturbações do sono, Auto-Estima, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Medo do dentista, Sonambulismo.

PREPARAÇÃO PARA CIRURGIAS

 

A hipnose é um recurso terapêutico eficaz na preparação psicológica e emocional de quem vai se submeter a cirurgias, proporcionando calma dos dias que antecedem o procedimento, serenidade e segurança no momento da operação, recuperação rápida e sem complicações no pós-cirúrgico.

PREPARAÇÃO PARA PROVAS, TESTES E CONCURSOS PÚBLICOS

 

A hipnose pode ajudar na preparação psicológica e emocional de quem fica tenso, nervoso, excessivamente preocupado e tem "branco de memória" por ocasião de provas, testes e concursos públicos.

MITOS E VERDADES SOBRE A HIPNOSE

 

Mito da Inconsciência - Muitos pensam que estar hipnotizado significa estar inconsciente. Há aqueles que até desejam ficar inconscientes para que "todos os seus problemas lhes sejam tirados". Na verdade, o transe hipnótico é caracterizado por uma dissociação consciente/inconsciente onde a consciência está presente, e é desejável que esteja para participar no processo de cura. Por estar vivenciando uma experiência agradável eventualmente, a pessoa não se lembra do que foi falado, porque ficou distraída com pensamentos, imagens ou sons.

Mito de Confessar Segredos Sem Querer - Mesmo em transe profundo a mente conserva um sentido de vigilância que protege a integridade da pessoa. Na hipnose Ericksoniana raramente a pessoa é convidada a falar. O inconsciente é capaz de resolver silenciosamente os conflitos mais profundos.

Mito de Não Voltar do Transe - Se, eventualmente, por estar numa experiência muito agradável ou num transe mais profundo, a pessoa não aceitar a sugestão de voltar do transe, basta deixá-la mais algum tempo, e naturalmente, o transe hipnótico se transforma em sono fisiológico e ela acorda.

Mito de Ser Dominada Pelo Hipnoterapeuta - Na hipnose Ericksoniana o estado de transe é sempre uma auto hipnose. O hipnoterapeuta é um facilitador, um companheiro de viagem, apenas alguém que está ao lado enquanto o inconsciente da pessoa trabalha.

Mito da Dependência - Um hipnoterapeuta cuidadoso tem sempre o cuidado de dar sugestões pós-hipnóticas de autonomia e liberdade. No dia a dia sua mente inconsciente pode continuar por si mesma com um processo natural e saudável de mudanças. Por isto a Hipnoterapia Ericksoniana é considerada uma terapia breve.

Mito de Que a Hipnose Possa Ser Prejudicial à Pessoa - O inconsciente é sábio e protetor, e absorve apenas aquilo que é saudável e útil. Naturalmente, como a hipnose é uma poderosa estratégia de comunicação com o inconsciente, só deve ser usado por pessoas devidamente treinadas, competentes e éticas. Uma pá é um excelente instrumento para remover terra, mas se for usado para atingir a cabeça de alguém pode matar.

Mito da Regressão - Hipnose não é regressão. A regressão é apenas um fenômeno hipnótico que pode ser usado quando necessário. Como dissemos antes, a hipnose é um fenômeno psíquico, um estado especial da mente que permite ações terapêuticas as mais diversas.

 

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista

ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MEDOS E DORES.




Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News