alagoasnanet //
Uma medida anunciada nesta sexta-feira (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acabou por fazer com que a empresa de telecomunicações Oi ofereça um serviço gratuito nos orelhões públicos em diversos municípios do país. Em Alagoas a medida atingirá 94 cidades.
A Anatel alega que a medida foi um resultado de um acordo feito com a empresa, após a constatação de problemas de disponibilidade nos equipamentos, ou seja, a grande falta de orelhões e/ou seu mal funcionamento.
Ainda segundo a agência, os serviços gratuitos ofertados deverão ser ligações locais para fixo da mesma cidade, contudo a duração da gratuidade deverá ser diferente para cada cidade, a priorizar os problemas apresentados.
Para as cidades que apresentaram problemas funcionais com os aparelhos a duração da gratuidade deverá ser até o dia 30 de outubro, isso caso a Oi consiga resolver o problema em pelo menos 90% dos aparelhos.
Já para as cidades que foram constatadas a falta do orelhão, o período gratuito deverá ser até o dia 31 de dezembro. De acordo com a Anatel a medida deverá começar no dia 30 de agosto.
Segundo o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, a Anatel realizou um levantamento completo da situação dos orelhões no País no ano passado e constatou que, em alguns Estados, menos da metade dos equipamentos estavam em condições de uso.
Atualmente existem cerca de 40 mil aparelhos no Brasil, sendo que 22 mil deles são o único meio de comunicação da localidade onde estão instalados. "Quando a fiscalização encontrava um orelhão quebrado, a agência aplicava sucessivas multas em relação aos mesmos aparelhos, mas sem resultados", disse Valente.
Veja a lista abaixo das cidades alagoanas que serão beneficiadas com a medida da gratuidade nas ligações locais para fixo.