Funcionários de mini-pronto socorros em Maceió e técnicos das unidades descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), no interior, foram remanejados pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) para substituírem – temporariamente – os servidores do Samu/Maceió, em greve deste a manhã da quinta-feira (16).
A intenção do Estado é assegurar os atendimentos de emergência em Maceió e Grande Maceió.
A medida aumenta de três para seis ambulâncias de suporte avançado (USA), que foram garantidas pelos grevistas.
Já o presidente do Sindicato dos Servidores do Samu (Sinsamu), Cláudio Wagner, classificou a medida como irresponsável.
“A maioria desses profissionais não são capacitadas e vão ter diversas dificuldades no atendimento da população, estão mandando maqueiro para atuar como tec. de enfermagem e motorista da Sesau sem capacitação para conduzir ambulâncias, inclusive tem médico que estar se recusando a sair com esses profissionais. Tudo que acontecer com as vítimas e com esses profissionais é de responsabilidade da Sesau”, disse.
Ainda segundo Claudio esses funcionários dos mini-pronto socorros, e os técnicos que foram contratato das bases do Samu dos municípios, tão tendo um custo para estado de aproximadamente cinco mil reais por dia. Ele alerta que ainda não existe canal aberto para negociação.
Em nota a imprensa, o secretário de Saúde do Governo do Estado, Alexandre Toledo, esclareceu que vem negociando com a categoria desde o mês de julho e que alguns dos pleitos já foram tomadas providências para melhorar as condições de trabalho dos servidores, a exemplo de Equipamento de Proteção Individual (EPI). A nota explica ainda que já foi feita a compra de 111 pares de botas, mil óculos protetores 700 protetores auriculares e 64 camisas, material este que já foi entregue aos profissionais.
A nota relata ainda que mais dois mil macacões estão sendo confeccionados e já tramita um processo para a compra de 500 camisas, 14 novas ambulâncias estarão chegando a Alagoas até novembro deste ano, renovando assim toda a frota.