29/09/2025 20:31:45

Eleições 2012
02/08/2012 09:16:37

Carros de som de candidatos abusam do som e horário da propaganda em Arapiraca

Carros de som de candidatos abusam do som e horário da propaganda em Arapiraca
Carrom de som abusam no volume

7segundos //

 

Muitos candidatos a vereador e a prefeito de Arapiraca estão desrespeitando a lei eleitoral que proíbe a utilização de carros de som em distância inferior a duzentos metros de hospitais e casas de saúde. Na tarde desta quarta-feira, 1 de agosto, o Portal 7 Segundos flagrou o carro da campanha de um candidato a prefeito, com som ligado, nas proximidades da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, à Rua Fernandes Lima, no Centro. 

Todos os dias, os veículos responsáveis pela áudio-propaganda móvel desrespeitam a Lei 9.504/97 sobre o funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som. Ainda existem alguns motoristas que abusam do volume e divulgam as músicas e mensagens dos candidatos antes ou depois do horário permitido.

Na tentativa de conquistar o voto do eleitor, vários candidatos insistem em colocar o carro de som próximos a unidades de saúde e com o volume acima do permitido. Outros invadem a noite com sua propaganda eleitoral, muitas vezes até meia-noite.

Professores e estudantes também são prejudicados quando estes veículos passam próximos das unidades escolares. Nem as igrejas escapam. Padres e pastores são obrigados a suspender os momentos de oração, em alguns minutos, até que os carros ou bicicletas de som se distanciem.

A reclamação é também de moradores de bairros como Caititus, Canafístula, Santa Esmeralda, Senador Arnon de Melo e Jardim de Maria à redação do 7 Segundos. Idosos e crianças muitas vezes se assustam com o volume da propaganda sonora e com jingles de péssima qualidade.

De acordo o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, a propaganda móvel de som só pode ser feita das oito da manhã às dez da noite. Segundo a legislação eleitoral os carros de som não podem estar ligados próximos a hospitais, asilo de idosos, repartições públicas, escolas e casas de repouso.