29/09/2025 23:10:07

Política
30/07/2012 09:04:03

Sete prefeitos desistem da reeleição em Alagoas

Sete prefeitos desistem da reeleição em Alagoas
Ilustração

mais.al //

alexandre lino - o jornal

 

Os prefeitos José Carlos Vieira, de Água Branca; Cassio Alexandre de Colônia Leopoldina; José Almerino da cidade de Estrela de Alagoas; José Márcio, de Marimbondo; Vânia Omena, do município de Messias; Jasson Gonçalves, de Pão de Açúcar e Francisco de Oliveira, de Pindoba, têm algo em comum: eles podem ser candidatos mas desistiram de concorrer nas próximas eleições, em outubro deste ano.

 

Dos 65 prefeitos aptos à reeleição, sete deles abriram mão e preferiram indicar correligionários e aliados para entrar na disputa. O número representa aproximadamente 9% do total de gestores que têm direito de tentar renovar o mandato nas urnas. A metade, por acordos políticos firmados em eleições anteriores. É o caso dos municípios de Colônia Leopoldina e Messias, onde os atuais prefeitos "abrem caminho" para eleitos em 2004, agora novamente candidatos.

 

O prefeito Cassio Alexandre, que apóia o ex-prefeito Manuilson, justificou que a decisão surgiu de dentro do grupo que administra o município há três gestões, o que garante a continuidade dos projetos de Governo. Em Messias, Jarbas Omena (PSDB) recebe apoio da Prefeita Vânia Omena (PSDB), para tentar emplacar o quarto mandato do mesmo grupo político.

 

Por outro lado, existem os que não querem mais saber da corrida política. O prefeito de Marimbondo, José Marcio (PSC), explicou que não é candidato porque "precisa cuidar da família e da saúde". Ao desistir da candidatura, ele explicou que não há acordo e que preferiu abrir mão da disputa por decisão própria. Adversários apontam alto índice de rejeição para justificar a desistência do Prefeito. Marcio apoia o vereador Leopoldo Pedrosa (PSC), que em 2008 chegou a ser cogitado para ser seu vice, mas terminou abrindo espaço para Aremilton Fernandes (PDT), hoje na oposição e candidato a prefeito.

 

Em Pão de Açúcar o discurso é o mesmo. Jasson Gonçalves (PSDB) não será candidato e apoiará o ex-prefeito Jorge Dantas (PSDB), que deixou o comando da Secretaria Estadual de Agricultura para retornar ao município e tentar derrotar o ex-prefeito Antonio Carlos Resende, o Cacalo (PTB), que lidera as pesquisas. Jasson, inclusive, reuniu o secretariado para dizer que não aceitará nenhum uso da máquina pública em favor de algum candidato. O encontro aconteceu após a publicação de um decreto em que orienta os secretários a não se envolver na campanha.

 

Candidatos já eram conhecidos há quatro anos

 

Em Estrela de Alagoas e Pindoba um cenário interessante. Tanto Arlindo Garrote (PP) quanto Maxwuel Tenório (PSB) já eram candidatos desde a vitória eleitoral dos atuais prefeitos em 2008. Garrote é filho da ex-prefeita Angela Garrote (envolvida em vários processos) e sucessor político do também ex-prefeito Antonio Garrote, falecido em 2002.

 

Durante o mandato, Arlindo foi escalado para ser articulador do grupo, participando ao lado da mãe na formação da chapa proporcional.

 

Em Pindoba a realidade é idêntica. Francisco de Oliveira foi para a eleição já sabendo que só ficaria no cargo por um mandato. Ex-assessor do ex-prefeito Maxwel Tenório, ele foi cumprir a missão de substituir aquele que se tornou a maior liderança política do município, desde o final do ano de 1990.