gazetaweb //
david lucena
Apesar da redução de 16,39% no índice de homicídios anunciada pelo Governo do Estado na última sexta-feira (27), a violência segue assustando a população nas periferias, onde a quantidade de assassinatos ainda é considerada alta. Apenas na noite desse sábado (28), cinco pessoas foram mortas a tiros e outras três tentativas de homicídio foram registradas na região metropolitana de Maceió. O alvo dos bandidos é o mais variado possível: adolescentes, adultos, homens e mulheres. O arsenal também é diverso: armas de fogo, facas e até pedras são usadas para cometer os crimes. A semelhança entre todos os casos é que eles aconteceram em áreas periféricas.
Um dos crimes violentos registrados nessa noite foi o apedrejamento de um adolescente de 15 anos, ocorrido próximo a um terreno baldio, no bairro do Benedito Bentes. Era por volta da meia-noite quando o garoto – que não teve a identidade revelada pela polícia – foi agredido com diversas pedradas na cabeça. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Geral do Estado (HGE). No local, a Polícia Militar prendeu dois adolescentes, ambos com 17 anos de idade, acusados de serem autores do crime.
Menos de uma hora mais tarde, outro crime foi registrado não muito longe dali. Uma mulher de 47 anos foi assassinada com quatro tiros na cabeça no Loteamento Parque dos Eucaliptos, situado no bairro do Tabuleiro do Martins. Os algozes de Tânia Maria Lucas da Silva fugiram sem ser identificados.
Já no município de Pilar, que constantemente integra as estatísticas macabras da violência em Alagoas, dois homens, de 23 e 25 anos, foram baleados no Conjunto Dique França, na Chã do Pilar, por volta das 21h. A mais jovem das vítimas, José Adriano Ursulino de Oliveira, foi atingida por um único tiro na região do coração e morreu pouco após dar entrada no hospital Nossa Senhora de Lourdes, localizado no mesmo município onde o crime ocorreu. Já Ernon Claudino Ferreira Cerqueira foi atingido por três tiros, sendo um no tórax, um no braço e um nas nádegas. Ele também foi socorrido para a mesma unidade de saúde, mas resistiu aos ferimentos e seguia internado até a manhã deste domingo.
Todos os demais casos com vítimas fatais aconteceram nos bairros do Santos Dumont, da Cidade Universitária e do Jacintinho, em Maceió.