29/09/2025 23:08:57

Geral
21/07/2012 10:17:19

Morre o desembargador Gérson Bezerra Omena

Morre o desembargador Gérson Bezerra Omena
Dr. Gerson Omena (terno branco)

gazetaweb //

janaina ribeiro

 

O desembargador aposentado Gérson Omena Bezerra faleceu, no final da tarde desta sexta (20), na Santa casa de Maceió, após ter sofrido um AVC – Acidente Vascular Cerebral. O magistrado já ocupou os mais altos postos do Poder Judiciário e, inclusive, foi homenageado pela Tribunal de Justiça de Alagoas tendo seu nome colocado em um fórum no interior e num Juizado especial, na capital. O corpo dele será sepultado neste sábado (21), no Campo Santo Parque das Flores.

Gérson Omena Bezerra estava internado na Santa Casa de Maceió há alguns dias e tentava de recuperar de um derrame cerebral (AVC). Todavia, seu quadro de saúde piorou nesta sexta-feira e, por volta das 17h30, o magistrado veio a óbito.

O desembargador, quando ainda estava em atividade, integrou, durante 20 anos, o pleno do TJ/AL. Nesse período, ele desempenhou os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor da Corte. Na gestão dele à frente do Poder, Gérson Omena foi pioneiro e instalou o 1º Juizado de Pequenas Causas do Estado. Ele também atuou como integrante do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.

O magistrado era considerado um intelectual. Além do título de doutor em Direito - o que o permitiu inscrever algumas obras na área jurisdicional -, ele também possuía formaturas nos cursos de Geografia e História.

As homenagens em vida

Gérson Omena Bezerra teve seu nome emprestado, em 2010, ao 7º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital (JECC). Tal ‘braço’ da Justiça foi instalado nas dependências da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), no bairro de Cruz das Almas, com o objetivo de atender à comunidade carente que reside nas proximidades daquela região. A solenidade de inauguração foi prestigiada pelo homenageado.

O desembargador também deu nome ao fórum do município de Traipu, localizado no baixo São Francisco e ainda 'emprestou' sua identidade a um das salas das câmaras criminais do TJ/AL, em Maceió.