mais.al //
fernando nunes
A 22ª edição do Festival de Inverno da cidade de Garanhuns (FIG), que começou no dia 12 e segue até o dia 21 de julho, está atraindo pessoas de todo o Nordeste, principalmente do estado vizinho, Alagoas. A cidade de 130.303 habitantes recebe alagoanos que vão para curtir todo o festival, que apresenta atrações musicais, teatro, cinema, dança, exposições artísticas, artes plásticas e outras manifestações populares, como circo e grafite com entrada franca.
Muitos alagoanos aproveitam a oportunidade para deixar de lado o calor da capital Maceió – e outras cidades do interior do estado – para aproveitar o clima frio da cidade pernambucana localizada no Planalto da Borborema, a uma altitude de 900 metros, que apresenta temperatura média entre 18ºC e 16ºC durante o mês de julho.
Atraídos principalmente pelas atrações musicais do último fim de semana do evento, o estudante Anderson Barbosa e seus amigos se reuniram para pegar a estrada e aproveitar a cidade pernambucana em boa companhia. “Já está se tornando uma tradição entre nós. Há 6 anos que venho com amigos curtir o festival”, diz o estudante.
Anderson reuniu desta vez 12 amigos, com quem dividiu as despesas da viagem e aluguel da casa onde vão passar o final de semana para aproveitar o festival “Desta maneira fica mais barato para todo mundo”, acrescenta ao dizer cada pessoa do grupo gastará em média R$ 200, com todos os custos da viagem.
Para quem quer aproveitar aos shows nos últimos dias do festival e trabalha na sexta, a opção é viajar em uma excursão “bate e volta”, por apenas uma noite, que deixa Maceió no início da noite de sexta-feira ou sábado e regressa nas primeiras horas de sábado ou domingo.
“Escolhi ir de bate e volta por ser seguro e ter a possibilidade de levar mais amigos”, revela a administradora Alexsandra Duarte sobre a opção, que segundo ela, une conveniência e segurança, já na viagem muitos ingerem bebidas alcoólicas tornando o retorno para casa perigoso. “Na excursão que vou o ônibus é de luxo, com dois coordenadores especializados em primeiros socorros”.
O valor médio das excursões bate e volta este ano é de R$ 55, que algumas empresas, inclusive, dividem em duas vezes com um acréscimo no valor. Entre as vantagens dessa opção, além do baixo custo, são os extras como bebidas, comidas e brindes inclusos no valor único.
A programação do FIG (http://www.fig.com.br/), que reúne vários estilos de música, entre elas a gospel, acontece em várias localidades da cidade como praças, parques, colégios, galerias de arte e no Centro Cultural de Garanhuns.