29/09/2025 23:10:04

Geral
19/07/2012 18:13:50

Sindpol ‘empurra’ alerta de greve para agosto

Sindpol ‘empurra’ alerta de greve para agosto
Ilustração

gazetaweb //

janaina ribeiro e thiago gomes

 

O alerta para uma possível greve na Polícia Civil está ofuscado pelo menos até o início de agosto, quando o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol/AL) convocou uma nova assembleia geral para discutir se há contraproposta apresentada pelo governo do Estado. Nesta quinta-feira (19), a categoria se reuniu no auditório do Sindicato dos Urbanitários, no centro de Maceió, para avaliar o movimento e decidiu aguardar nova negociação com a Secretaria de Estado da Gestão Pública, marcada para 24 de julho, às 15h.

Numa reunião, na última terça-feira, com o secretário Alexandre Lages, representantes da entidade apresentaram uma nova proposta para o que classificam ser a melhor alternativa para melhorar os salários dos agentes. Eles sugeriram a criação de mais quatro níveis dentro da implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS), já prometido pelo Executivo a esta classe.

Na prática, segundo explica o vice-presidente do Sindpol/AL, José Edeilto Gomes, os policiais teriam 15% de incremento nos salários a cada mudança de nível de carreira. Atualmente, de acordo com ele, a Polícia Civil já tem, no Plano de Cargos, quatro categorias – de A a D. Seriam criadas, a partir da proposta atual, os níveis E, F, G e H. Os agentes que conseguissem alcançar o último patamar na carreira, no caso o H, teria, ao todo, 60% de reajuste na remuneração.

Havia um indicativo para greve por tempo indeterminado a ser submetido a votação na assembleia desta tarde, mas os líderes do sindicato ‘pisaram no freio’ e sugeriram aguardar mais um pouco o que será apresentado pelo governo no dia 24 de julho. O secretário Alexandre Lages informou aos líderes sindicais que estaria conversando com o governador Teotonio Vilela Filho um dia antes deste novo encontro e trataria sobre a proposta apresentada pela categoria.

Diante da expectativa, o Sindpol/AL já agendou assembleia geral para 03 de agosto, onde seria avaliada a suposta contraproposta. Edeilto Gomes divulga que o policial civil de Alagoas é o que recebe o segundo pior salário do País (R$ 2.070). O valor só está aquém, segundo ele, com o do Rio de Janeiro, onde os agentes ganham R$ 1.900.