29/09/2025 23:04:26

Geral
13/07/2012 23:22:54

Servidores da Eletrobras e Chesf Alagoas decretam greve por tempo indeterminado

Servidores da Eletrobras e Chesf Alagoas decretam greve por tempo indeterminado
Ilustração

gazetaweb //

jobinson barros

 

Reunidos em assembleia, os funcionários da Eletrobras Distribuição e da Chesf Alagoas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima terça-feira (17). A categoria reivindica correções salariais, planos de cargos e carreiras e melhoria em plano de saúde.

Segundo Amélia Fernandes, do Sindicato dos Urbanitários, a assembleia ocorreu na noite desta sexta-feira (13) e a decisão partiu de todos os servidores federais. Já na semana passada, os profissionais decretaram uma paralisação de 48 horas, quando se concentraram à porta da empresa, objetivando chamar a atenção dos empresários. Como os acordos não foram formalizados até o último dia 11, o efetivo decidiu cruzar os braços. “Votamos pela greve, pois nossas reivindicações não foram atendidas, infelizmente. Agora, a luta continua e o respeito à Legislação também, com a manutenção dos 30% dos servidores na ativa”, garante a sindicalista.

Conforme salientou José Cícero da Silva, diretor do Sindicato dos Urbanitários, a pauta reivindicatória foi entregue à direção da empresa no mês de abril. Quatro rodadas de negociação foram realizadas, porém, apenas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi firmado pelo governo federal junto aos servidores.

“Após todas as negociações, só conseguimos reajustar o IPCA. Já com relação aos outros itens debatidos durante os encontros nacionais, não obtivemos nenhuma resposta satisfatória”, pontuou Cícero.

A pauta engloba o ICV-Dieese correspondente ao período entre 01 de maio de 2011 e 30 de abril de 2012, o que gera o índice de 5,37%. Os trabalhadores também se reportam ao crescimento do consumo de energia dos últimos três anos, representando 3,47%, mais 1,5% de ganho real, além da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a renovação de concessões.