29/09/2025 23:03:28

União dos Palmares
13/07/2012 09:48:12

Apodos dos candidatos a Vereadores em União são no mínimo curiosos

Apodos dos candidatos a Vereadores em União são no mínimo curiosos
Plenário da Câmara de Vereadores de União

A nova nomenclatura substituindo os nomes verdadeiros de políticos da comunidade está em evidencia na cidade e é o principal tema de bate-papos desde o final da quarta feira (11/07), oportunidade em que o TSE divulgou em seu site oficial a lista dos candidatos a Vereadores em União dos Palmares na eleição de outubro de 2012.

Para a comunidade local, os cognomes, pseudônimos ou apelidos dos candidatos apresentados à Justiça com pedido de registro são normais de uma feita que são usados na convivência diária, porém, o que chama a atenção é que os apelidos demonstram para os estudiosos detalhes dos costumes da família nordestina no tratamento dos seus membros que passam a ser tratados pela comunidade por seus apelidos pelo resto da vida desde a primeira infância, quando começam a frequentar a escola e quando assumem seu papel na sociedade até o final da vida.

Na realidade, as pessoas afastadas do meio político, mas bem humoradas  achariam engraçado por exemplo, como se comportaria um representante do povo sendo tratado por seus colegas no plenário da Câmara de Tartaruga, Lindo Olhar, Nego da Serra, Nicacho ou Lucas do Macarrão. Isto sem falar dos nomes que já fazem parte do cenário político palmarino e estão no exercício da função como Tutu ou Bobo.

Engorda a lista de nomes pelo menos pouco comuns no cenário político o apelido da costureira- que requereu registro com o apelido de Biu Costureira. Vaninho Bam-Bam, Tato (para lembrar um dos sete sentidos) e retornando a fauna domestica, Zé do Galo são outros apelidos pelo menos estranhos. Se houvesse vagas disponíveis, desperta a imaginação dos curiosos os legisladores se tratando, criando leis, fiscalizando as obras municipais, debatendo e legislando em prol da comunidade usando seus apelidos registrados na Justiça Eleitoral...

Será no mínimo engaçado. Afinal, apelido, alcunha, apodo, todo mundo tem...

 

antonio aragão