O prefeito de União dos Palmares, Dr. Areski Freitas confirmou ontem (09/07) que em função do precário estado em que se encontra o acesso a ‘Serra da Laje’ (periferia da cidade) em decorrência das ultimas chuvas que se abateram sobre a região, determinou a Secretaria de Infra Estrutura a paralisação das obras no local onde a estátua da santa será colocada o que significa o adiamento da inauguração para o próximo dia 13 de outubro.
O evento inicialmente previsto para 27 de julho (dia consagrado pelos católicos de todo mundo para comemorar Santa Maria Madalena que também é padroeira de União) provocou certa expectativa entre os fieis do município, que ficaram convencidos com os argumentos do gestor. Uma devota ao ser abordada pela reportagem sobre o assunto disse que ‘me sinto orgulhosa de ter vivido em uma época em que um prefeito se lembrou de nós católicos e principalmente de nossa Santa Protetora, a Excelsa Santa Maria Madalena’.
Procurando esconder um pouco seu orgulho sobre o fato, Dr. Areski disse que desde a época em que ocupou o cargo de vice-prefeito alenta o sonho de ver Santa Maria Madalena abençoando seus fiéis e os visitantes da Serra da Laje. ‘Se outros municípios de maioria católica os padroeiros ganham homenagens públicas, achei por bem no ocaso da nossa administração agradecer ao povo de União dos Palmares com esta obra, mas sempre mantendo o respeito e o principio de igualdade no tratamento as demais seitas e religiões existentes' sentenciou o administrador.
Um protestante que todos os dias visita a página deste portal disse aprovar a ideia do prefeito ‘mesmo porque ele sempre tratou a todos de diferentes credos com igualdade e respeito’ disse.Lamentou o fato de sua religião não receber tamanha atenção, mas reconhece a origem religiosa do gestor que deixará o paço municipal em 31 de dezembro deste ano.
Segundo o secretário de Viação e Obras da municipalidade ex-vereador Ladorvane Cabral, a estátua da Santa foi esculpida por artesãos de Palmeira dos Índios na chácara do ex-prefeito José Pedrosa na Fazenda Frios na periferia da cidade. Pesa 70 toneladas e mede 10 metros de altura com mais três do pedestal e será colocada na Serra da Laje de onde será vista por toda a cidade principalmente à noite quando for acionada a iluminação. ‘É um obra de imensa grandeza que ficará na história de União’ disse Ladorvane.
Coincidentemente, estátua da santa deverá ser colocada nas proximidades do inicio da Rua Juvenal Mendonça onde há quase dois séculos anualmente os fieis depositam o ‘mastro’ de madeira que servirá de sustentação a bandeira com a imagem da padroeira na Praça da Matriz de União dos Palmares, após uma procissão, dando assim inicio as 9 noites de festividades que terminam em 02 de fevereiro de cada ano.
antonio aragão //